Notícias
08/02/2019
Acidentes de trabalho: quais podem afetar os olhos e como prevenir?
Os acidentes de trabalho que podem afetar os olhos são muito comuns, no artigo explicitamos alguns problemas que podem ser causados por acidentes de trabalho e como se proteger.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/222.png?w=415&h=415

Acidentes de trabalho são muito comuns no Brasil. O não uso de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) é um dos principais motivos para que esses acidentes deixem ter suas consequências minimizadas. Segundo oftalmologistas, os olhos estão entre as partes do corpo que mais sofrem danos causados por acidentes de trabalho.

 

Dentre os danos nos olhos causados por acidentes de trabalho estão:

 

Queimaduras

Queimaduras nos olhos podem causar graves ferimentos, em alguns casos os danos podem ser irreversíveis. A exposição a agentes químicos ou físicos são os causadores desse dano. Quando a queimadura ocorre por contato com algum produto químico, o indicado é lavar os olhos imediatamente com água em abundância ou soro fisiológico.

 

As queimaduras térmicas, que não queimam o globo ocular, provocam retração da pálpebra e impedem o fechamento dos olhos, o que pode resultar em ressecamento dos olhos e infecções. Dor forte nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento e aversão a luz são alguns dos sintomas de queimaduras fotoelétricas – as queimaduras causadas pela solda, por exemplo. Em todos os casos a consulta ao oftalmologista é essencial.

 

Perfuração ou abrasão da córnea do globo ocular

Objetos pontiagudos como estilhaços de vidro, madeira ou metal podem perfurar o globo ocular. Nesse caso, a atitude a ser tomada é levar o acidentado ao médico imediatamente. Jogar água ou realizar qualquer tipo de cuidado emergencial não é indicado, a menos que este seja realizado por alguém especializado.

Em alguns casos pode ocorrer a abrasão da córnea, que é o desgaste por atrito (arrasto), problema tão ou mais grave do que a perfuração do globo ocular.

 

Presença de corpo estranho

Devido a certas atividades, ciscos, poeiras ou pequenos fragmentos podem entrar nos olhos e causar irritação, coceira, lacrimejamento ou vermelhidão. O ideal é que um serviço de saúde seja procurado para realizar a retirada do corpo estranho. Caso ocorra perfuração da córnea, uma cicatriz pode ser formada prejudicando a visão. Usar colírios cicatrizantes e antibióticos pode reduzir o risco da infecção, mas esta indicação deve ser analisada caso a caso por um oftalmologista.

 

Contusões

As contusões são caracterizadas por não haver perfuração do tecido. Olho roxo, sangramento, inchaço na pálpebra e visão dupla são alguns dos sintomas apresentados quando ocorre uma contusão. Esse acidente pode ser causado por choque com algum objeto sem ponta ou maquinários das empresas.

 

Conjuntivite

A exposição a fumaças ou produtos químicos são fatores que podem provocar a conjuntivite, que possui vários tipos específicos.

Embora a conjuntivite não seja caracterizada como um acidente de trabalho, ambientes de trabalho com exposição a componentes químicos podem favorecer o aparecimento da conjuntivite.

Saiba como evitar os vários tipos de conjuntivite em outro artigo produzido pelo Instituto Assad Rayes.


EPIs

Para que esse tipo de acidente não ocorra o melhor a se fazer é a prevenção. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais para a proteção do trabalhador, além disso, o uso de EPI é uma das normas de segurança de trabalho, logo, se um trabalhador não utilizar equipamento de segurança durante o trabalho e acontecer um acidente, o empregador pode sofrer consequências legais.

 

Em ambientes onde ocorre contato com agentes químicos ou físicos, recomenda-se o uso de óculos específicos. Esse equipamento deve conter lente incolor ou escura, sendo fechado de todos os lados. Capacetes com viseiras também são excelentes equipamentos para proteger a região dos olhos.

 

Seja você é um diretor de uma empresa, gestor de uma equipe ou trabalhador em locais onde a demanda por EPIs é norma, não deixe de propor para os seus colegas e colaboradores o uso de equipamentos de proteção pessoal. A sua segurança e de sua equipe sempre deve estar em primeiro lugar.

 

Estaremos sempre a sua disposição
Agende a sua consulta agora acessando o formulário do nosso site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias