Notícias
08/11/2018
Como identificar e tratar abrasão da córnea
O que é abrasão da córnea, quais as causas e sintomas e como tratar.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/212.png?w=415&h=415

O que é Abrasão da Córnea?

A Córnea é a camada anterior do olho. Ela recobre a pupila, a íris (parte colorida) e a Esclera (parte branca).

Abrasão segundo o dicionário significa desgaste por atrito. Quando a córnea sofre uma lesão, geralmente recebe o nome de abrasão, pois ocorre nela um corte superficial.

Essa lesão pode ser causada por conta de corpos estranhos que entram em contato com os olhos, como, areia, pó, cílios, sujeiras, serragem, partículas de metal e até ponta de folha de papel. Além desses fatores, golpes diretos, lentes de contato e esfregar os olhos muitas vezes podem ocasionar em lesões.

Sintomas 

  • Dores
  • Coceira e irritação com vermelhidão
  • Sensação de algo preso nos olhos
  • Lacrimejamento
  • Sensibilidade à luz
  • Em alguns casos podem ocorrer dores de cabeça.

Tratamento

Geralmente a cura ocorre espontaneamente dentro de dois dias. A remoção pode ser feita com soro fisiológico. Além disso, fazer uma compressa gelada também contribui para que a remoção seja realizada. Caso a lesão seja mais grave é necessário procurar um centro de saúde para realizar a remoção do corpo que causou a irritação. Lentes de contato só devem ser utilizadas depois que a lesão tenha sido curada. Em hipótese alguma deve-se esfregar os olhos, pois caso o faça a abrasão pode piorar.

Lembre-se: a visita ao oftalmologista dever ser feita ao menos uma vez ao ano, para que complicações possam ser tratadas o mais rápido possível.

 

Que tal marcar agora mesmo a sua consulta de rotina?

Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias