A Síndrome do Olho Computador é um resultado dos tempos digitais. Ao utilizarmos produtos eletrônicos audiovisuais como computadores, tablets, celulares e jogarmos videogames piscamos, em media, um terço menos do que o normal. Como usamos estes equipamentos durante muitas horas seguidas por dia, piscamos muito menos, o que diminui consideravelmente a lubrificação natural de nossos olhos.
Alguns dos sintomas da Síndrome do Olho Computador são:
- “Vista cansada”;
- Dor de cabeça;
- Olhos irritados ou vermelhos;
- Lacrimejamento;
- Coceira;
- Sensibilidade à luz;
- Dificuldade de conseguir foco;
- Visão de cores alteradas;
- Halos ao redor dos objetos;
- Visão embaçada ou dupla;
- Indução de miopia.
Para evitar os sintomas da Síndrome do Olho computador siga as dicas abaixo:
- Realizar consulta oftalmológica periodicamente;
- Correção óptica (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia). Para vista cansada (presbiopia) existem lentes progressivas apropriadas para o uso em computadores;
- Posicionar diante do monitor a uma distância entre 50 e 60 centímetros. O topo do monitor deve ficar abaixo da altura dos olhos e nunca acima;
- Utilizar iluminação adequada;
- Posicionar a tela do computador minimizando os reflexos.
- Piscar os olhos frequentemente e utilizar lágrimas artificiais, principalmente em pacientes que usam lentes de contato e/ou apresentam síndrome de olho seco ou aqueles que utilizam o computador em ambientes com ar-condicionado.
- Realizar a regra do 20/20/20: a cada 20 minutos usando a visão de perto, devemos realizar pausas de 20 segundos com o objetivo de olhar para uma distância de 20 pés (06 metros), dessa forma é possível promover o relaxamento e mudança de foco.
Para saber mais sobre a Síndrome do Olho Computador clique aqui.
Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260