Notícias
10/07/2019
Dia Mundial da Saúde Ocular
O texto apresenta cuidados com a saúde dos olhos relacionando ao Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado em vários países sempre em 10 de julho.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/235.png?w=415&h=415

O dia 10 de Julho é considerado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Essa data, que celebra especificamente o cuidado com os olhos é muitas vezes ignorada e até desconhecida entre as pessoas. No entanto a data é de extrema importância, já que assim como a saúde do restante do corpo, o cuidado com os olhos é também, de extrema importância.

Muitas pessoas tem problemas de visão e não sabem devido ao fato de não saber qual a importância de realizar exames oftalmológicos regularmente. As visitas regulares ao médico oftalmologista são essenciais para a prevenção de problemas oftalmológicos, além de identificação rápidas de possíveis doenças nos olhos, permitindo que se inicie mais rapidamente os tratamentos.

Além das consultas oftalmológicas, alguns cuidados devem ser tomados rotineiramente para manter a sua saúde ocular. São eles:

Cuidado com o sol: A exposição aos raios ultravioletas (UV) podem ser causadores de problemas nos olhos, como a catarata ou a redução da visão por conta da morte de células da retina. Para evitar esse tipo de problema, é importante sem utilizar óculos de sol, no entanto, as lentes do óculos devem ter proteção contra os raios UV. Recomenda-se alguns cuidados para comprar óculos escuros.

Coceira nos olhos: Evitar coçar os olhos é algo que nossa mãe sempre nos alerta. Isso porque, coçar essa região pode causar irritações e alergias. Além disso, o hábito de coçar os olhos que pode levar a um problema mais grave, o Ceratocone, que é uma doença da córnea que aumenta a sua curvatura de forma irregular.

Para evitar a irritação causada pelo clima seco nessa região, usar colírios lubrificantes. Porém, é importante consultar um médico oftalmologista antes de utilizar o colírio, para não utilizar medicamentos que podem prejudicar seus olhos.

Limpeza na região dos olhos: Para as pessoas que usam maquiagem, é importante lembrar sempre de retirar o produto antes de dormir. Esses produtos podem causar irritação ou outros problemas oculares. Além disso, é importante optar sempre por produtos com boa qualidade.

Proteção ocular: Algumas profissões exigem o uso de protetores oculares para evitar que acidentes aconteçam. Por exemplo, ao soldar um ferro, faíscas são expelidas, e o risco dessas acertarem os olhos caso não se esteja utilizando óculos de proteção é alto. É extremamente recomendado usar Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) para proteção do corpo, sobretudo dos olhos, que são muito sensíveis a contato mecânico, químico e de mudança de temperatura.

Uso de dispositivos eletrônicos: Um outro cuidado que se deve ter se relaciona com os hábitos que possuímos atualmente. Horas em frente ao computador e smartphones, poucas horas de sono, pouco tempo ao ar livre, no caso das crianças, são fatores que podem prejudicar a saúde dos seus olhos.

Além desses fatores já apresentados, os cuidados são importantes também devido ao fato de que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 metade da população mundial será míope. Esse é um fator que mostra o quão preocupante é a questão da saúde ocular no mundo.

 

Comemore o Dia Mundial da Saúde Ocular cuidando da saúde dos seus olhos.

O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo. 

Não espere aparecer um problema para cuidar de sua saúde. Faça consultas de rotina e previna-se. Entre em contato com o Instituto da Visão Assad Rayes. 

Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

 

Outras Notícias