Ao longo dos anos e com as inovações tecnológicas, as mudanças de comportamento da população se modificam e podem ser observadas, especialmente em gerações mais novas. Muitos são os reflexos dessas mudanças de hábitos, um deles preocupa especialistas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) até 2050, mais da metade da população será míope.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) até 2050, mais da metade da população será míope.
Essa preocupação vem do fato de que, anteriormente, a miopia era considerada somente uma doença hereditária. Logo, o que se podia fazer em relação a esse problema eram os tratamentos já conhecidos, como o simples uso de óculos ou a cirurgia refrativa. O que mudou, no entanto, é o fato de que agora, observa-se que o comportamento humano pode causar esse problema na visão. Isso porque, segundo os estudiosos, as crianças atualmente possuem hábitos que influenciam no aumento do tamanho dos olhos, o que faz com que a formação da imagem não aconteça na retina, mas antes dela. Essa formação de imagem antes da retina é chamada de miopia.
Um fator que influencia nesse aumento do órgão, é que as crianças têm passado pouco tempo ao ar livre. Permanecer muito tempo em ambientes fechados, além de não estimular a visão de longe, tem pouco contato com a luz solar, que auxilia na produção de dopamina. A dopamina é um hormônio que controla o crescimento do olho.
Além disso, o contato frequente com telas de televisão, computadores e celulares, também não é aconselhado, já que a luz emitida pelos eletrônicos (luz azul artificial) é prejudicial para a saúde dos olhos. Outro ponto importante são as poucas horas de sono, as crianças têm dormido menos. Com menos horas de sono, o hormônio do sono, que controla o tamanho do olho, é menos estimulado.
O lado positivo é que segundo especialistas, todas essas coisas podem ser revertidas com a mudança de hábitos.
Além disso, levar a criança para consultar regularmente um oftalmologista é de extrema importância para identificar possíveis doenças oculares. Em caso de diagnóstico de miopia, é aconselhado já iniciar o tratamento, seja o uso do óculos ou a opção por cirurgia. Em casos de hereditariedade, no entanto, essas medidas servem também para que o problema não seja intensificado.
Mesmo que não tenha nenhum problema de vista aparente, o recomendado é ir ao oftalmologista uma vez por ano. Para quem tem erros de refração, o ideal é a cada seis meses, principalmente crianças e adolescentes que, por estarem em fase de crescimento, tendem a ter alterações mais frequentes na refração. Contudo, peça a recomendação do seu médico oftalmologista. Baseado no seu quadro clínico, você deverá ir à consulta com mais ou menos regularidade.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, peça atendimento por WhatsApp (botão no canto inferior direito deste site), acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.