Notícias
06/11/2020
Como surgiram os óculos de sol?
Esse objeto tão consagrado atualmente é também importante para nossa saúde ocular. Veja mais sobre aqui.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/285.png?w=415&h=415

Os óculos de sol tem várias aparições pelo globo antes de se tornar o que conhecemos hoje. Diversas etnias espalhadas pelo mundo criaram suas versões com objetivos bem variados. Atualmente eles estão disponíveis em diferentes estilos e em todas as cores de lente. Nesse artigo você vai conhecer as origens mais famosas desse queridinho atemporal bem como a importância de usá-los. Leia aqui:
- Origem do óculos de sol;
- Cores de lentes e para que servem;
- Importância para a saúde ocular;
- Perigos dos óculos falsificados.

 

Origem do óculos de sol

Os óculos de sol tem aparições desde a pré-história, usados pelos homens que viviam na neve, o povo Inuit. Eram feitos em madeira ou marfim com uma pequena abertura, simulando a abertura dos olhos, dessa maneira ele evitava a cegueira da neve. Há registros também da aparição de lentes escuras na China há muitos séculos atrás, mas não para filtrar o sol, essas eram tingidas com chá para a cura de doenças oculares.

O registro mais antigo que temos sobre óculos com lentes escuras que protegiam do sol é do Imperador Nero, no século I, na Roma Antiga. Ele usava lentes verde escuro provavelmente em cristal. Depois disso surgiram os óculos pesados e desconfortáveis na Alemanha. Esses foram aprimorados na França, ficaram mais leves e receberam encaixe no nariz. 

 

Como surgiram os óculos de sol?

Óculos de sol do povo Inuit, feitos de madeira ou marfim.

Como surgiram os óculos de sol?

 

As hastes laterais, que usamos até hoje, foram criadas na Alemanha, por volta do século XVII. Já no século XX surge uma das grandes marcas de óculos que temos até hoje, a Ray Ban®, que fabricava óculos para pilotos que sofriam de fortes enxaquecas pelo excesso de luz que recebiam durante o trabalho.

 

Cores de lentes e para que servem

Os óculos de sol, hoje bastante consagrados até mesmo como elementos do estilo, tem uma grande importância para a manutenção da saúde ocular. Existem diversas cores de lentes que não servem só para variar no visual mas sim possuem benefícios, aqui vão alguns exemplos:

- Lente Amarela: auxiliam na hora de dirigir e também para atividades que requerem atenção e rapidez pois dilatam a pupila. Não devem ser usados no sol, são, na verdade, recomendados para uso a noite.

- Lente Azul: Ajudam na proteção contra a luz azul, presente nas telas de diversos dispositivos. Atuam também como descanso para os olhos, podem ajudar quem trabalha no computador ou celular;

- Lente Verdes: Tidas como lentes clássicas, elas não distorcem as cores e também são ótimas para proteção solar. Também auxiliam no descanso ocular. 

 

Importância para a saúde ocular

Os óculos de sol atualmente são peça chave no visual para algumas pessoas. Mas a sua mais importante função é a proteção dos olhos contra os raios solares. Assim como na pele, o sol pode causar queimaduras nas córneas, principalmente em locais como a praia e a neve, que tem os raios refletidos e intensificados. Confira aqui os cuidados com os olhos durante a estação de sol intenso e praia. 

Os raios ultravioleta (UV) são divididos em UV-A e UV-B. O UV-A pode danificar a mácula, prejudicando a visão central, e os raios UV-B podem deteriorar a parte do cristalino e da córnea, que recebem esse tipo de radiação. 

 

Perigos dos óculos falsificados

Existe uma variedade imensa de óculos de sol no mercado e dentre eles os originais e os falsificados. Os falsificados, na maior parte das vezes, não possuem filtros para os raios UV e por isso expõe os olhos a perigos. Isso porque, os olhos quando em ambientes mais escuros, ou com a lente, dilatam as pupilas, permitindo uma maior entrada de luminosidade e com ela os raios nocivos. 

Por isso, sempre desconfie dos valores muito baixos dos óculos e exija certificação comprovando o nível de proteção UV. Caso você seja usuário de lentes de grau, saiba que existe a opção de lentes escuras e com grau. Para saber mais sobre pergunte ao seu médico oftalmologista. 

 

Para cuidar da saúde dos olhos, Instituto Assad Rayes

Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e que necessitam de cuidados preventivos com profissionais de qualidade. O Instituto Assad Rayes está pronto para receber você e te orientar da melhor forma possível!

Contate-nos pelo formulário no site ou pelo WhatsApp (48) 99919-2668. 

 

Outras Notícias