Todos já devem ter ouvido falar que olhar diretamente causa danos a visão, não é mesmo? Pois não é crença popular, olhar para o sol de fato pode trazer problemas temporários e permanentes aos olhos!
O tipo e a gravidade dos danos depende do tempo de exposição direta aos raios solares, dos quais o mais perigoso é o Ultra Violeta. Olhar diretamente para o sol pode causar danos na córnea, parte mais superficial do olho, chamada de Fotoceratite. Exposições mais longas podem causar danos na retina, a parte do olho responsável pela formação da imagem, essa lesão é a Retinopatia Solar. Quando a retina é atingida os danos podem ser irreversíveis, como pontos cegos e perda parcial ou total da visão.
É muito comum este tipo de ocorrência ganhar força em dias de eclipse, como o que aconteceu nos Estados Unidos em agosto de 2017. O fenômeno atrai a curiosidade, mas pode ser muito perigoso para a saúde ocular. É necessário o uso de equipamento especial para observar o evento sem riscos à visão, e mesmo com o equipamento adequado é recomendável olhar por poucos segundos.
Lembrando que doenças de visão causadas pelos raios solares são cumulativas, ou seja, mesmo que você nunca olhe diretamente para o sol você ainda pode ter problemas caso não proteja os seus olhos. Por isso é recomendado o uso de óculos de sol de boa qualidade e com proteção UV sempre que estiver em ambientes externos durante o dia. Para períodos de longa exposição ao sol é recomendado, além dos óculos de sol, o uso de chapéu ou boné para diminuir a incidência de raios solares na região dos olhos.
Caso queira entender os riscos que olhar diretamente para o sol traz a visão, confira abaixo o vídeo do astrônomo inglês Mark Thompson. Ele fez um experimento utilizando um olho de porco e um telescópio. Aviso: Imagens fortes.
Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.