(48) 3029-0260 (48) 99919-2668
  • Página Inicial

  • Equipe Médica

  • Serviços

  • Notícias

  • Vídeos

  • Contatos

Notícias
Catarata: quando a cirurgia é realmente necessária? Mitos e verdades sobre catarata
Cirurgia de Catarata: saiba quando operar, desvende mitos e verdades e descubra como a oftalmologia moderna pode restaurar sua visão com segurança e rapidez.
Compartilhe
Facebook Google LinkedIn Twitter Print Email
Catarata: quando a cirurgia é realmente necessária? Mitos e verdades sobre catarata

A Catarata é uma das principais causas de perda de visão no mundo, afetando de forma significativa a qualidade de vida de milhões de pessoas, sobretudo mulheres e homens acima dos 50 anos. Embora a condição seja amplamente conhecida, o momento ideal de intervir cirurgicamente é cercado de mitos e incertezas.

Neste guia completo, desvendamos quando a cirurgia de catarata se torna realmente necessária e separamos os fatos da ficção para que você ou seus familiares possam tomar a decisão com mais informação e segurança.

 

O que é a catarata e seus primeiros sinais?

A catarata é a opacificação do cristalino – a lente natural do olho – que normalmente é transparente. Com o avanço da idade (na maioria dos casos), essa opacificação impede a passagem nítida da luz, levando à visão embaçada.

 

Além da visão turva, o que mais caracteriza a Catarata é a opacidade do cristalino

Além da visão turva, o que mais caracteriza a Catarata é a opacidade do cristalino

 

Os sintomas se desenvolvem lentamente e podem incluir:

  • Visão turva ou nebulosa (como se estivesse olhando através de uma cachoeira);
  • Sensibilidade maior à luz e ofuscamento (especialmente ao dirigir à noite);
  • Percepção de cores desbotadas ou amareladas;
  • Necessidade de troca constante do grau dos óculos.

Para entender mais a fundo sobre o desenvolvimento dessa condição, acesse nosso conteúdo completo sobre Catarata.

O momento certo: quando a cirurgia de catarata se torna indispensável?

A resposta mais moderna e direta é: a cirurgia de catarata é necessária no momento em que a doença começa a comprometer significativamente a qualidade de vida e a autonomia do paciente.

Antigamente, os médicos recomendavam esperar que a catarata "amadurecesse". Hoje, esse conceito é obsoleto, pois a tecnologia avançada permite a realização do procedimento com maior segurança e resultados superiores em estágios menos avançados.

O fator-chave para a indicação cirúrgica não é apenas o grau de opacificação do cristalino, mas sim o impacto funcional que a doença gera em atividades diárias, como ler, cozinhar, dirigir ou cuidar dos netos. Para saber os critérios detalhados de avaliação, confira nosso artigo específico sobre qual o momento certo para realizar a Cirurgia de Catarata.

 

Mitos e verdades desvendados sobre a cirurgia de catarata:

“ catarata precisa "amadurecer" para ser operada.”

MITO! Este é o mito mais perigoso. Esperar demais pode tornar a cirurgia mais complexa, exigir maior potência do ultrassom e, consequentemente, aumentar o tempo de recuperação. A decisão deve ser tomada em conjunto com o oftalmologista, assim que a visão comprometida começar a afetar a rotina.

 

“A cirurgia de catarata pode corrigir o grau dos óculos.”

Verdade!

A substituição do cristalino por uma Lente Intraocular (LIO) permite a correção de problemas de visão pré-existentes, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e, em alguns casos, até presbiopia (vista cansada). Isso é possível graças às modernas lentes premium. Entenda quando a cirurgia de catarata também corrige o grau.

 

“A recuperação da cirurgia é longa e dolorosa.”

Mito! A cirurgia de catarata moderna, realizada pela técnica de Facoemulsificação, é minimamente invasiva, indolor e rápida. A maioria dos pacientes retorna às atividades leves em poucos dias, seguindo rigorosamente as orientações médicas.

 

O futuro da sua visão: a facoemulsificação e as lentes intraoculares

A Facoemulsificação é o padrão-ouro no tratamento da catarata. O procedimento consiste em fragmentar e aspirar o cristalino opaco através de uma microincisão e, em seguida, implantar uma Lente Intraocular (LIO).

A escolha da LIO é fundamental. Existem as lentes Monofocais, que corrigem para uma única distância, e as Lentes Premium (Multifocais ou Trifocais), que podem proporcionar a correção para longe, perto e intermediário, reduzindo drasticamente ou eliminando a dependência de óculos.

Para conhecer em detalhes o procedimento de Cirurgia da Catarata por Facoemulsificação com Implante de Lente, acesse a nossa página de serviços.

 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/xNblT88aTyk?si=vRFwGsDG0fQhzHO0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe> 

Assista abaixo o vídeo da Drª. Vanessa Rocha Rayes Barbieri sobre a cirurgia de Catarata e os principais pontos de dúvidas comuns

 

Prevenção e impacto na saúde geral: um olhar além da visão

Comparativo visual da visão: a parte superior mostra uma senhora e um menino em um parque com visão turva e embaçada (visão com catarata), e a parte inferior mostra a mesma cena com visão clara e nítida (visão após tratamento de catarata).

Catarata: entenda como a visão turva afeta o dia a dia e veja a diferença após o tratamento, que restaura a nitidez.

 

Embora o envelhecimento seja a causa principal, o estilo de vida tem um papel importante na saúde ocular. Estudos demonstram que uma alimentação rica em Vitamina C pode ajudar a frear a catarata, reforçando a importância de bons hábitos alimentares.

Além disso, a cirurgia não beneficia apenas a visão. Pesquisas recentes sugerem uma relação entre a cirurgia de catarata e o combate ao Alzheimer, uma vez que a melhora na qualidade visual estimula a atividade cerebral e reduz o isolamento social.

Sua visão em primeiro lugar

Se você ou um familiar notou qualquer sinal de visão turva, o primeiro passo é agendar uma avaliação oftalmológica completa. Somente um especialista pode diagnosticar o estágio da catarata e indicar o momento ideal para a cirurgia, garantindo a sua segurança e a plena recuperação da sua visão.

No Instituto da Visão Assad Rayes, cuidamos da sua saúde ocular com conforto e tecnologia de ponta e uma equipe especializada em Florianópolis.

No Instituto da Visão Assad Rayes, cuidamos da sua saúde ocular com conforto e tecnologia de ponta e uma equipe especializada em Florianópolis.

 

O Instituto da Visão Assad Rayes é referência em oftalmologia e cirurgia de catarata na Grande Florianópolis e entorno.

Agende agora mesmo sua consulta oftalmológica e descubra como nossos especialistas podem te ajudar a cuidar da sua visão. Durante a consulta, realizaremos um exame completo dos seus olhos, incluindo a medida da pressão ocular e o exame de fundo de olho. Não perca tempo e garanta uma vida com mais qualidade visual!

Para marcar sua consulta no Instituto da Visão Assad Rayes, acesse nosso formulário no site ou ligue para (48) 3029-0260. Cuide da sua visão com quem entende do assunto!

 

Outras Notícias
Catarata: quando a cirurgia é realmente necessária? Mitos e verdades sobre catarata
Catarata: quando a cirurgia é realmente necessária? Mitos e verdades sobre catarata
Uma mulher de meia-idade com cabelos grisalhos curtos cobre parcialmente seu rosto com as mãos, com uma das mãos cobrindo um olho.
Menopausa e visão: o que toda mulher precisa saber sobre Olho Seco e outras doenças oftalmológicas
Um homem idoso com cabelos brancos, sentado à mesa em uma sala iluminada, segura um jornal nas mãos e aperta os olhos com esforço para tentar ler.
Vista Cansada (Presbiopia): além dos Óculos de Leitura, quais as Opções de Correção?
Veja todas as Notícias

Dúvidas Frequentes

Doenças Oculares

Convênios
© Instituto da Visão Assad Rayes.
Oftalmologia. Exames e Cirurgias.
Responsável técnico: Dr Guilherme Rocha Rayes CRM 16556
(48) 3029-0260 (48) 99919-2668