Um estudo realizado ao longo de 10 anos por pesquisadores britânicos concluiu que pessoas que consomem mais Vitamina C através da alimentação tem uma diminuição de 33% no risco de progressão da catarata e uma clareza ocular maior do que os que consomem menos.
O estudo foi realizado com gêmeas, o que permitiu que a equipe pudesse calcular quanto os fatores genéticos e ambientais contribuem para a progressão da catarata. Enquanto fatores ambientais, como dieta, contribuíram com 65%, fatores genéticos foram responsáveis por 35%, indicando que dita e estilo de vida podem superar a genética.
“Embora não dê para evitar totalmente o desenvolvimento da catarata, nós podemos atrasá-la e impedir que ela piore significantemente com uma dieta rica e Vitamina C” disse o autor do estudo, médico e professor de Oftalmologia na King’s College de Londres, Dr. Christopher Hammond.
Um detalhe percebido pelos pesquisadores é que a descoberta somente pode ser aplicada a vitaminas consumidas via alimentação, e não através de suplementos. Alguns alimentos ricos em Vitamina C são:
* Pimentas e pimentões;
* Cítricos como laranja, abacaxi, toranja, limão, tangerina, etc;
* Frutas vermelhas como morango, amora, mirtilo, framboesa, etc;
* Outras frutas como kiwi, mamão papaia, manga e goiaba;
* Vegetais escuros como couve, brócolis e couve de bruxelas;
* Tomates cozidos
* Ervilhas e vagem
Para saber mais sobre a pesquisa visite o site da Academia Americana de Oftalmologia clicando aqui.
Para saber mais sobre catarata clique aqui.
Assista abaixo ao vídeo do nosso canal do YouTube sobre Catarata.
Veja mais vídeos no YouTube!
Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260