Notícias
14/08/2019
Cirurgia de Catarata: qual o momento certo para realizar esse procedimento?
O artigo traz um pouco do que é a catarata, quais os sintomas e qual o tratamento para a doença
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/238.jpg?w=415&h=415

Embaçamento progressivo da visão, mudanças no grau dos óculos tendendo à melhora da visão de perto, presença de halos em volta das luzes e aumento da sensibilidade à luz, visão dupla e dificuldade de enxergar cores são alguns dos sintomas da Catarata. A catarata é a opacidade da lente natural do olho (cristalino), fazendo com que a imagem não se forme na retina. 

Essa doença pode ser adquirida ao longo da vida ou pode ser identificada logo no nascimento. No entanto, uma das causas mais comuns da catarata se relaciona com a idade, que é o envelhecimento do cristalino, denominada catarata senil. Alterações metabólicas também podem ser causa da catarata. 


Tratamento


Para tratar a catarata é necessário realizar uma cirurgia, que retira o cristalino que está opaco e o substituí por uma lente intraocular, que restabelece a visão.

 

Antes de fazer uma cirurgia de catarata, é necessário realizar exames oftalmológicos para saber se é o momento ideal para esse procedimento. Antigamente, como os processos eram menos tecnológicos era necessário esperar o amadurecimento do cristalino, ou seja, quando sua parte central estivesse rígida para que assim, se pudesse realizar a cirurgia. 


Hoje, com as inovações da área é possível que a cirurgia seja realizada o mais breve possível. A necessidade da cirurgia se relaciona muito com a sua qualidade de vida. Quando a doença começa a te atrapalhar na realização de atividade básicas, é importante buscar ajuda de um médico oftalmologista. 


Para realizar o procedimento, não é necessário fazer exames laboratoriais, porém, pessoas que possuem algum tipo de doença crônica devem cuidar, junto a um médico, para controle dos sintomas dessas doenças na hora da cirurgia. Uma pessoa com hipertensão, por exemplo, deve controlar o quadro para evitar o aumento da tensão arterial na hora da cirurgia. A catarata, se não for tratada pode levar a cegueira. 

 

Que tal marcar agora mesmo a sua consulta de rotina?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias