A perda da transparência da lente natural do olho (cristalino) dificulta a entrada de luz nos olhos e diminui a visão, caracterizando a catarata. Essas alterações no funcionamento da visão podem ocasionar pequenas distorções visuais e até levar à cegueira. A Catarata pode ser: congênita, secundária ou senil.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o tratamento clínico como prescrição de óculos tem efeito transitório. Já o tratamento o farmacológico com medicamentos não tem efeito comprovado.
A cirurgia é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata senil. Toda Cirurgia de Catarata deve ser considerada como uma cirurgia refrativa (para correção de grau).
Isso acontece porque a LIO (Lente Intraocular) implantada para substituir o cristalino opaco possui grau; sendo assim, além de melhorar a visão dos pacientes, corrige erros de refração.
A cirurgia pode ser realizada em qualquer tipo de paciente que tenha diagnóstico de catarata com indicação cirúrgica e a eficácia do procedimento é comprovada cientificamente.
Além da visão turva, o que mais caracteriza a Catarata é a opacidade do cristalino
Não existe limite de grau para se obter êxito neste tipo de cirurgia. Em graus extremos de miopia, hipermetropia e astigmatismo, o nível de sucesso na correção do grau é menor e menos previsível.
Existe controvérsia no implante de lentes intraoculares em pacientes menores de dois anos. A partir desta idade, pode-se realizar a cirurgia em qualquer paciente, desde que exista o diagnóstico de catarata que cause limitação da quantidade e qualidade de visão.
O tipo de Lente Intraocular (LIO) a ser implantada e o grau final a ser programado podem variar de paciente para paciente. Isso depende de vários fatores, incluindo a idade, o tipo de grau pré-operatório, o tipo de atividade do paciente, a presença ou não de outras patologias oculares concomitantes, dentre outros.
Todo médico oftalmologista que tenha título de especialista do CBO está apto a realizar a cirurgia. Pode-se fazer especializações e fellows especificamente em cirurgia de catarata.
Qual a técnica mais eficaz para realizar a Cirurgia de Catarata?
A técnica se chama facectomia com implante de LIO; dentre elas, a mais eficaz é a facoemulsificação ultrassônica com implante de LIO. Atualmente, existe a facoemulsificação assistida com laser de femtossegundo, que ainda precisa de evidências científicas para comprovar sua maior eficácia.
Atualmente, a técnica de facoemulsificação ultrassônica com implante de LIO pode ser realizada sob anestesia tópica + sedação e por meio de uma microincisão de 2mm. Desta forma a recuperação física e visual é muito rápida e indolor, o paciente precisa utilizar colírios pós-operatórios por 7-20 dias. As limitações pós-operatórias são pequenas, e os pacientes em geral são liberados para qualquer atividade física em 15 dias.
A cirurgia é extremamente segura e confiável, e os riscos e complicações são pequenos. Devido à pequena possibilidade de complicações sérias que podem levar à cegueira, como as endoftalmites infecciosas, ela deve ser realizada em centros cirúrgicos, com internação de curta permanência e de forma não simultânea (um olho a cada dia).
Antes dos 60 anos uma pessoa pode ter catarata. As causas podem ser várias: diabetes, glaucoma, trauma na cabeça e outras.
Existe um tipo que afeta os recém-nascidos, a chamada catarata congênita. Estes casos têm maior incidência em crianças cujas mães contraíram doença na gravidez, como rubéola, toxoplasmose ou sífilis.
Nessas situações, o único tratamento é a cirurgia, devendo ser realizada o mais cedo possível, possibilitando à criança ter alguma visão.
Tipos de catarata:
Assista abaixo ao vídeo do nosso canal do YouTube sobre Catarata.
Veja mais vídeos no YouTube!
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Acesse nosso formulário no site e marque uma consulta com um dos nossos médicos oftalmologistas especializados.