Assim como outras regiões do corpo, os olhos também podem manifestar uma reação exagerada do sistema imunológico ao contato com poeira, ácaros, produtos de limpeza, e outros alergênicos. Essa reação exagerada é relativamente comum! Entre 15% e 20% da população mundial sofre com algum tipo de alergia ocular, sendo que grande parte dessas pessoas também sofre com alguma outra forma de reação alérgica em seu corpo.
Os principais sintomas de alergia ocular são vermelhidão e coceira. Além desses, existem outras manifestações que são mais comuns quando há infecção bacteriana. Olhos lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de ardência e secreção com pus estão entre elas.
É possível fazer o tratamento de alergias oculares e evitar o desconforto causado por elas e seus sintomas. Existem alguns procedimentos que ajudam a amenizar ou eliminar completamente as reações exageradas que o sistema imunológico tem sobre os olhos.
Para reduzir os sintomas é possível lavar cortinas e roupas de cama, além de reduzir o número de travesseiros, bichos de pelúcia, tapetes, e outros objetos que acumulam poeira. Essa prática é essencial para controlar as alergias e pode ter um impacto muito positivo na qualidade de vida de quem convive com as reações imunológicas exageradas. Outra boa prática é abrir as janelas para arejar o ambiente e aumentar a exposição ao sol, o que também contribui para evitar a presença de fungos e ácaros, que promovem a maioria das reações alérgicas.
Quando os sintomas de vermelhidão e coceira estão intensos, o ideal é recorrer à lavagem dos olhos com soro fisiológico, que elimina partículas de poeira ou outros agentes que tenham desencadeado a reação alérgica. Para facilitar a aplicação do soro, você pode pedir para alguém aplicá-lo com cuidado em seus olhos ou utilizar um recipiente em que seja possível mergulhá-los na solução, piscando diversas vezes para que o líquido seja bem absorvido em seu interior.
Se você deseja reduzir a sensação de ardência nos olhos, a aplicação de compressas de água fria é uma ótima opção. Comprimir levemente os olhos com uma gaze ou algodão – mergulhado em água fria – alivia a irritação e atenua a coceira. Vale lembrar que cada compressa deve ser utilizada somente uma vez e sempre no sentido da região interna dos olhos, próximo ao nariz, para fora, retirando qualquer secreção presa aos cílios.
Neste tipo de tratamento, conhecido também como imunoterapia, é feita a injeção gradual de alérgenos no paciente. Isso ajuda a dessensibilizar o organismo às substâncias às quais o corpo é sensível. O objetivo deste tratamento é o de reeducar e estimular o sistema imunológico do paciente, e este recurso só pode ser prescrito por um médico, não sendo recomendado em nenhum caso a automedicação, já que o mau uso pode fazer com que as alergias se tornem ainda mais graves.
Mesmo com todas as ações de prevenção listadas anteriormente, quem convive com a alergia ocular deve recorrer ao oftalmologista com frequência, para que possa ser avaliada a extensão e a causa da alergia, indicando o melhor tratamento. Além disso, em casos de sintomas permanentes, o médico poderá encaminhar o paciente para realizar um teste de alergia.
Assista abaixo ao vídeo do nosso canal do YouTube sobre Alergia Ocular.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.