Notícias
29/01/2018
Conheça os perigos de compartilhar produtos de maquiagem
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/164.png?w=415&h=415

O seu rosto é uma área muito sensível e deve ser tratada com cuidado. Produtos de maquiagem devem sempre ser dermatologicamente testado para que não causem irritações ou alergias na sua pele, olhos e lábios. Porém existem outros cuidados que devem ser tomados com a maquiagem para evitar transtornos futuros como: observar a data de validade dos produtos, manter pincéis e aplicadores sempre limpos e guardados em locais secos, longe de umidade e sujeira, e não compartilhar os produtos de maquiagem.

É muito comum que amigas ou parentes dividam maquiagens e seus aplicadores, mas isso pode ser muito perigoso por diversas rasões. Seguem algumas:

1. Falta de higiene

Você não sabe como a outra pessoa mantém os seus produtos. Eles devem ser sempre higienizados após o uso, mantidos em local adequado e com suas embalagens bem fechadas e limpas. Se sua amiga ou colega de trabalho, por exemplo, esquecem de fechar a tampa do batom, ou da sombra, diversas bactérias podem acumular alí, podendo trazer problemas de saúde.

2. Risco de inflamação e infecção ocular

Os olhos são extremamente sensíveis e o compartilhamento de produtos como máscara para cílios, lápis de olho, delineador e sombras podem trazer vários tipos de infecção. A mais comum sendo a conjuntivite, porém infecções mais perigosas podem também ser transmitidas. É bom saber que a pessoa não precisa demonstrar sintomas para ser portadora de vírus ou bactérias. Caso perceba sinais de inflamação ou infecção consulte imediatamente um oftalmologista.

3. Aumento da acne

Maquiagem se instala nos poros, caso você use uma maquiagem que venha com a bactéria causadora da acne, é possível que você tenha algum tipo de reação. Pessoas com tendência a acne devem sempre evitar compartilhar produtos para a pele.

4. Transmissão de herpes

Sim, é possível transmitir herpes compartilhando maquiagem. O vírus pode ser transmitido pelo uso de produtos labiais ou oculares, mesmo que a pessoa portadora não esteja demonstrando sintomas claros.

5. Infecção por estafilococos

As bactérias de estafilococos podem ser transmitidas pela maquiagem e podem ser muito perigosas se não tratadas. É de extrema importância que NUNCA se utilize maquiagem emprestada para cobrir espinhas, cortes e machucados. Conheça aqui o caso da australiana Jo Gilchrist, que ficou paraplégica após contrair estafilococos utilizando o pincel de maquiagem de uma amiga

Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias