Segundo um estudo divulgado pela Academia Americana de Oftalmologia crianças entre 1 e 2 anos de idade são as pessoas mais suscetíveis a queimaduras químicas nos olhos. Isto ocorre, principalmente, devido a exposição a produtos de limpeza que temos em casa e ao alcance delas.
O estudo esperava confirmar a teoria de que jovens adultos seriam os mais afetados, no entanto encontrou que crianças desta idade tem o dobro de risco de queimaduras químicas do que uma pessoa de 24 anos e 13 vezes mais risco do que uma criança de 7 anos.
O perigo de queimaduras químicas é que elas continuam agindo nos olhos após o primeiro contato e podem causar danos permanentes nas estruturas internas do olho e na visão.
"Estas são lesões terríveis; elas ocorrem mais frequentemente nas crianças menores e são inteiramente preveníveis.” disse o líder do estudo, R. Sterling Haring, da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade John Hopkins. “Estas crianças não lidam com produtos químicos no trabalho. Elas lesionam-se principalmente por que elas conseguem mexer em químicos como produto de limpeza que não foram guardados de forma apropriada.”
Se uma criança ou um adulto derramarem produtos químicos nos olhos, lave abundantemente com água e consulte um oftalmologista com urgência.
Para qualquer tipo de lesão ocular, procure imediatamente um Oftalmologista. A Academia Americana de Oftalmologia recomenda os seguintes passos para primeiros socorros:
Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260