É uma doença ocular que afeta milhões de pessoas no mundo todo, podendo levar à perda de visão central. A boa notícia é que estudos sugerem que uma dieta rica em nutrientes e a ingestão moderada de cafeína podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença.
O Poder da Dieta Mediterrânea
O Coimbra Eye Study, um estudo feito na Universidade de Coimbra em Portugal descobriu que pessoas que seguem uma rica em legumes, vegetais, peixes, cereais integrais e, em especial, frutas apresentam uma frequência menor de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Esse tipo de alimentação é conhecido como Dieta Mediterrânea, pois é como os habitantes da região do Mar Mediterrâneo costumam se alimentar. No estudo foi percebido que os participantes que consumiam um mínimo de 150 g de frutas por dia tinham 15% a menos de chance de desenvolver DMRI.
Uma descoberta que surpreendeu os pesquisadores foi a de que os participantes que consumiam mais cafeína também tinham uma disposição menor para desenvolver DMRI.
O consumo de legumes, vegetais, peixes, cereais integrais e frutas pode prevenir a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
O estudo acompanhou 883 pessoas com idade acima de 55 anos e foi liderado pelo Dr. Rufino Silva, que afirma: “Essa pesquisa é um marco para a medicina preventiva de DMRI” e conclui “Nós sabemos que suplementos nutricionais cumprem um papel na diminuição de alguns riscos de DMRI. Mas este trabalho pode ajudar a mudar o foco para os benefícios de mudar nossos hábitos alimentares diários”
Mecanismos de Ação
Os benefícios da Dieta Mediterrânea e da cafeína na prevenção da DMRI podem ser explicados por diversos mecanismos. Os antioxidantes presentes nas frutas, legumes e verduras combatem os radicais livres que danificam as células da retina. Já a cafeína pode proteger as células da retina da morte celular e estimular o fluxo sanguíneo para a região.
Embora os estudos sejam promissores, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças significativas na dieta ou aumentar o consumo de cafeína. A dieta ideal para prevenir a DMRI varia de acordo com as necessidades individuais.
Outras medidas importantes
Além da dieta e da cafeína, outras medidas podem ajudar a prevenir a DMRI, como:
Ao seguir uma dieta saudável, praticar hábitos de vida saudáveis e manter acompanhamento médico regular, você pode reduzir significativamente o risco de desenvolver DMRI e preservar a saúde da sua visão.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, peça atendimento por WhatsApp (botão no canto inferior direito deste site), acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.
Fonte: American Academy of Ophtalmology