As Moscas Volantes, apesar de inofensivas, podem ser bastante irritantes para quem as têm. Mas uma boa notícia, é possível que um tratamento para elas esteja disponível em breve!
Um estudo conduzido pelo Dr. Inder Paul Singh, um oftalmologista do Centro de Olhos de Racine e Kenosha, nos EUA, conseguiu reduzir os sintomas de Moscas Volantes em grande parte dos pacientes participantes com um novo tratamento a laser.
O YAG vitreolysis (YAG vitreólise em tradução livre) é mais simples e menos invasivo do que a vitrectomia, e pode ser especialmente benéfico para os pacientes que tem Moscas Volantes maiores e em menor quantidade.
O estudo foi realizado com 680 pacientes que realizaram a cirurgia e foram acompanhados entre um a quatro anos. Destes pacientes 93% reportaram melhoras significativas na visão, e menos de 1% teve algum tipo de complicação.
Segundo Dr. Singh, o procedimento pode ser realizado em diversos tipos de Moscas Volantes, mas é mais recomendado para:
Pacientes mais velhos e quem possuem Moscas Volantes maiores e fáceis de localizar;
Pacientes com Miopia, que têm uma tendência maior a apresentar Moscas Volantes;
Pacientes que já fizeram cirurgia de catarata, o que torna o procedimento mais fácil.
A expectativa é de que milhões de pessoas possam beneficiar-se do procedimento, considerando que uma pessoa em cada quatro apresenta Moscas Volantes até os 60 anos. Já após os 80 anos de idade a predominância aumenta para dois terços.
A cirurgia dura de 5 a 30 minutos. Primeiramente o médico administra colírios para dilatar as pupilas e anestesiar os olhos do paciente. Então usa o laser, que se parece com uma lâmpada, para destruir as Moscas Volantes. Os pacientes participantes disseram sentir pressão durante o tratamento, mas o consideraram indolor.
Complicações são raras, menos de 1% como citado anteriormente, e a mais comum é um aumento na pressão intraocular. Caso a complicação ocorra, pode ser tratada com colírios anti-hipertensivos.
Os procedimentos a laser têm se tornado mais eficazes conforme a tecnologia evolui. Espera-se que, com mais estudos, o YAG vitreolysis possa melhorar a qualidade visual de muitos pacientes.
Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.