(48) 3029-0260 (48) 99919-2668
  • Página Inicial

  • Equipe Médica

  • Serviços

  • Notícias

  • Vídeos

  • Contatos

Notícias
Ptose Palpebral: O que é e como corrigir essa doença oftalmológica
A notícia apresenta o que é a ptose palpebral, os diferentes tipos de ptose, quem é afetado por isso, a causa e sintomas de cada tipo e como corrigir essa doença.
Compartilhe
Facebook Google LinkedIn Twitter Print Email
/sistema/sys/arquivos/img_posts/344.png?w=415&h=415

O que é Ptose Palpebral?

Ptose Palpebral é um termo médico utilizado para indicar a condição da queda da pálpebra superior. Essa condição pode ser um problema apenas estético, mas também pode ser o causador de uma perda de visão. Essa deficiência ocular pode ocorrer bilateralmente (nos dois olhos) ou unilateral (em apenas um dos olhos).

 

  • Baixe o nosso "Guia sobre Saúde Ocular para famílias: crianças, jovens, adultos e terceira idade" e confira quais são os principais cuidados que cada faixa etária deve ter quanto à saúde ocular

 

A Ptose Palpebral pode ser congênita, ou seja, a pessoa possui essa doença ocular desde seu nascimento ou pode ser adquirida depois de adulto. No segundo caso, pode vir a ocorrer por conta de uma Miastenia gravis (doença que atinge as junções neuromusculares), lesão do nervo oculomotor ou lesão da inervação simpática. A Ptose ocorre quando os nervos, responsáveis por elevar a pálpebra, não são fortes o suficiente para fazê-lo. Em ambos os casos (ptose congênita ou adquirida), é necessário que seja feito um diagnóstico por um médico oftalmologista.

 

  • Qual a importância da consulta regular com o oftalmologista?


Ptose Congênita

A Ptose congênita pode ser identificada pela pálpebra caída. Caso o seu bebê incline muito a cabeça para trás, para conseguir enxergar coisas debaixo, pode ser um sinal de pálpebra caída. Caso você desconfie que o seu filho possui ptose palpebral, a ida ao oftalmologista é urgente. Isso porque, se não for tratada, a ptose pode se tornar uma ambliopia (olho preguiçoso) ou levar a perda de visão por falta de uso.

 

  • Conheça o nosso "Guia sobre oftalmopediatria: cuidados com bebês e crianças" com diversas informações e dicas sobre o cuidado da visão na infância

 

Ptose adquirida

Aparece gradativamente com o envelhecimento, especialmente após os 60 anos. O grau de ptose palpebral pode variar de uma pessoa para outra. Geralmente pessoas com ptose tem irritação ocular, dificuldade de fechar o olho completamente, fadiga, dores de cabeça, obstrução da parte superior de visão e muitas vezes visão dupla.

 

  • Leia tudo sobre a oftalmologia na terceira idade em nosso material "Guia oftalmológico sobre cuidados com a saúde ocular na terceira idade"

 

Correção

A correção da ptose palpebral é realizada através de cirurgia feita com anestesia local e visa liberar o eixo visual. O intuito é que se recupere a visão. Algumas pessoas desejam fazer também como procedimento estético. Cada tipo de ptose exige um procedimento específico, que será recomendado pelo seu médico oftalmologista.

 

Correção de Ptose Congênita

A Ptose Congênita é uma urgência e deve ser realizada até os 4 anos de idade. Caso a cirurgia seja realizada mais tarde, a visão da criança pode ser prejudicada. No entanto, até os 7 anos de idade, ainda é possível realizar a recuperação da visão.

 

Correção da Ptose adquirida

Essa ptose está diretamente associada ao excesso de pele nas pálpebras. A cirurgia pode ser realizada no momento desejado, desde que essa não esteja atrapalhando a visão. Em caso da necessidade de realizar a cirurgia mais rapidamente, essa deve ser feita. No entanto, a necessidade de uma cirurgia deve ser indicada por um médico oftalmologista.

 

Trate da Ptose Palpebral e demais doenças no Instituto da Visão Assad Rayes!

O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo. 

Para marcar sua consulta, peça atendimento por WhatsApp (botão no canto inferior direito deste site), acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias
Quais os maiores mitos relacionados aos olhos humanos e da oftalmologia
Quais os maiores mitos relacionados aos olhos humanos e da oftalmologia
A cor dos seus olhos é um reflexo direto da herança genética que você recebe dos seus pais, envolvendo uma complexa combinação de genes que torna cada
Como a genética influencia na cor dos meus olhos?
/sistema/sys/arquivos/img_posts/389.jpg?w=290&h=290
Colocar um piercing próximo aos olhos é perigoso?
Veja todas as Notícias

Dúvidas Frequentes

Doenças Oculares

Convênios
© Instituto da Visão Assad Rayes.
Oftalmologia. Exames e Cirurgias.
Responsável técnico: Dr. Assad Rayes. CREMESC 4908
(48) 3029-0260 (48) 99919-2668