Terçol e Calázio são doenças que muita gente confunde. Embora sejam muito parecidas, elas são doenças diferentes e cada qual tem suas especificidade.
Terçol
O terçol (ou Hordéolo) é uma infecção de um folículo ciliar. Essa inflamação é provocada por uma bactéria, que se instala próximo ao cílios.
Sintomas: Os sintomas do terçol são o rubor - muitas vezes um ponto amarelado também é visto, dor e sensação quente no local. Em caso de não haver complicações, o terçol é drenado e desaparece naturalmente em poucos dias. Em casos mais graves pode ocorrer febres e calafrios. O olhos podem ficar intolerantes a luz intensa também.
Tratamento: Para tratar o terçol é indicado realizar compressas quentes de 15 a 20 minutos, de 4 a 5 vezes ao dia. Além disso, o seu médico pode recomendar o uso de pomadas ou anti - inflamatórios. Em caso da lesão não desaparecer, deve ser realizada a cirurgia.
Calázio
O calázio é um inchaço da pálpebra, causado pela inflamação de uma das glândulas sebáceas localizadas na pálpebra inferior ou superior.
Sintomas: Os principais sintomas do calázio são o inchaço da pálpebra, dor e vermelhidão no local. Após o desaparecimento, em alguns casos, ainda fica um volume arredondado e indolor. Em alguns casos, o calázio pode se tornar prejudicial a visão, pois avança e pode pressionar o globo ocular.
Tratamento: O tratamento do calázio pode ser feito com compressas quentes de 5 a 10 min, de 2 a 3 vezes por dia. Também pode ser feito por drenagem ou tratamento farmacológico. Em alguns casos é indicado realizar uma cirurgia. Em caso de reaparecimento do calázio, é importante realizar uma avaliação refracional.
O calázio acomete mais pessoas entre 30 e 50 anos. Além disso, o reaparecimento dessa inflamação pode indicar algum problema de refração.
Ambas as doenças podem regredir naturalmente em 2 ou 3 dias. Para saber exatamente o que você possui, procure um médico oftalmologista.
Que tal marcar agora mesmo a sua consulta?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260