Você certamente já ouviu falar de uma doença chamada Retinopatia da Prematuridade. Ela acomete os recém-nascidos prematuros e pode causar danos, alguns irreversíveis,para a saúde dos olhos dos pequenos. Neste artigo, o Instituto Assad Rayes trouxe mais informações sobre essa doença e te explica melhor sobre como funciona e o que a causa.
Segundo a Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, a retinopatia da prematuridade (ROP) “é uma doença vasoproliferativa secundária à inadequada vascularização da retina imatura dos recém nascidos prematuros, que pode levar a cegueira ou a graves sequelas visuais”. É uma das principais responsáveis pelo grande número de casos de crianças cegas no mundo, porém a taxa de casos em cada país/região varia de acordo com a disponibilidade de tratamento e acompanhamento neonatal, além dos recursos e profissionais capacitados.
Além do nascimento prematuro (especialmente para crianças com menos de 32 semanas), a ausência de vitamina, anemia, dificuldades respiratórias e transfusões de sangue também podem ser a causa desta doença. Ela possui cinco estágios, sendo o I e II (casos leves e moderados) mais comuns.
O diagnóstico da doença é feito através do exame de ROP, o teste de fundo de olho. Com ele é possível não só diagnosticar a retinopatia quanto qualquer outra enfermidade que possa acometer os olhinhos dos bebês e assim, aplicar o tratamento correto.
Caso a criança seja diagnosticada com os casos de intensidade a partir do III, algumas intervenções com tratamentos mais intensos devem ser feitos, como:
Um tratamento neonatal de qualidade é a principal maneira de prevenir que, caso a doença seja uma realidade, o tratamento seja iniciado o quanto antes. Além dos cuidados com o bebê recém-nascido, a mãe deve se alimentar muito bem durante a gravidez, ter acompanhamento médico e tomar todos os cuidados necessários para que a criança cresça saudável.
O Instituto da Visão Assad Rayes está entre as melhores e mais modernas clínicas de oftalmologia de Santa Catarina, destacando-se nas cirurgias refrativa, catarata, plástica, tratamentos para síndrome do "olho seco", cirurgias vítreo-retinianas e transplantes. Fundado em 1996, conta com uma equipe de oftalmologistas experientes e em constantemente aprimoramento, além de equipe completa de enfermagem e atendimento para o conforto de seus pacientes.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.