Notícias
09/11/2017
Você sabe o que é Hipermetropia?
A Hipermetropia atinge cerca de 34%* dos brasileiros, mas você sabe o que ela é?
Compartilhe
Óculos de grau sobre mesa focando em cidade, no fundo imagem de cidade desfocada.

Você sabe o que é Hipermetropia?

A Hipermetropia é uma doença ocular em que o globo ocular é um pouco menor (mais curto) do que o normal. Isso faz com que exista um erro de focalização da imagem no olho, no qual a imagem é formada atrás da retina e não sobre ela, como deveria ser. O principal sintoma do hipermétrope é dificuldade para enxergar objetos próximos e para leitura de textos, no entanto tem uma boa visão para longe, em geral.

Grande parte das crianças podem vir a apresentar hipermetropia, visto que os seus olhos são menores do que o que o “normal”. Contudo elas possuem um maior poder de acomodação (focalização) do que os adulto suportando maiores graus de hipermetropia. O grau geralmente diminui com o crescimento do olho, por isso é comum que pessoas que necessitavam de óculos durante a infância deixem de usá-los na idade adulta.

Causas:

A hipermetropia tem como origem uma malformação do olho na qual o diâmetro do globo ocular é curto, fazendo com que o raio luminoso chegue atrás do foco. Mas existem também situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder de refração.

Sintomas:

Dificuldade para enxergar objetos próximo com nitidez;
Fadiga ocular e dores de cabeça devido ao esforço de acomodação, são mais frequentes ao fim da tarde e depois do trabalho;
Dificuldades de concentração, de leitura e de executar tarefas que necessitem visão de perto.

Tratamentos:

A hipermetropia é, geralmente, corrigida com óculos ou lentes de contato de grau positivo (lentes côncavas) que reposicionam a imagem sobre a retina.
Pode-se também realizar a cirurgia refrativa, com o objetivo de mudar o formato da córnea ajustando o foco na retina. As técnicas mais indicadas para a correção desse erro refracional são LASIK e PRK.

É importante lembrar que para ter um diagnóstico preciso, um tratamento adequado e uma indicação para cirurgia é necessário que um Oftalmologista seja consultado.

Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias