Notícias
26/10/2017
Você sabe o que é terçol?
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/217.png?w=415&h=415

É costumeiro chamar de terçol qualquer lesão que se encontra na região das pálpebras. No entanto, existem dois tipos de lesão: com infecção (terçol) e sem infecção (calázio).

O terçol é uma inflamação glandular provocada por bactéria que se instala na borda das pálpebras, próximo aos cílios. Os sintomas são de uma infecção: rubor, dor e calor no local. Caso não haja complicações o terçol é drenado espontaneamente e desaparece.

Já o calázio é uma inflamação glandular não bacteriana. O que pode ocorrer com o calázio é que mesmo depois de controlado, a lesão pode permanecer como um granuloma, ou um nódulo, na pálpebra. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração do olho, consulte o seu oftalmologista.

Tratamentos:

  • Compressas quentes por 15 a 20 minutos, 4 a 5 vezes ao dia;
  • Pode ser necessário o uso de pomadas ou anti-inflamatórios via oral;
  • Quando a lesão não desaparece por completo após o tratamento clínico, pode ser necessária sua retirada cirúrgica. Sua retirada é um procedimento simples, feito sob anestesia local.

Como evitar:

  • Mãos limpas são sempre o melhor remédio para evitar a transmissão de vírus e bactérias. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite passar o dedo nos olhos;
  • O excesso de oleosidade pode bloquear a saída da secreção nas lesões na pálpebra. Use xampus de pH neutro, que ajudam a desobstruir as glândulas de Meibômio e a evitar a formação de calázios;
  • Consulte um oftalmologista sempre que surgirem lesões nas pálpebras para diagnóstico e indicação do tratamento adequado.

Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias