Já percebeu pequenas manchas e filamentos flutuando no seu campo de visão ao olhar para um fundo branco, como uma parede ou papel, ou então para o céu? Essas são as Moscas Volantes, pequenas opacificações que se formam no vítreo, geralmente resultadas de condensações do mesmo que se movimentam com os olhos. O vítreo é uma substância gelatinosa e transparente que preenche o globo ocular.
Elas podem ser um pequeno grupo de células, parte do vítreo descolada, células de sangue flutuando no vítreo ou inflamação intraocular. As Moscas Volantes, em geral, são benignas e não causam danos a visão. O que acontece é que as pessoas que tem acabam acostumando-se com elas, já que apesar de incomodas ou, não prejudicam capacidade visual.
Para moscas volantes benignas não são indicados tratamentos, porém é recomendado um exame de fundo de olho com mapeamento de toda a retina. Em alguns casos pode ser necessária uma ultrassonografia ocular, para afastar a possibilidade de outras doenças vítreo retinianas.
Se as moscas forem sintomas de um problema sério, como rasgos na retina, este rasgo deve ser selado com laser argônico ou por crioterapia, a fim de evitar que eles provoquem o descolamento da retina, o que pode ocasionar cegueira.
Caso esteja incomodado com as suas Moscas Volantes procure um Oftalmologista para uma avaliação do seu caso.
Deseja marcar uma consulta conosco?
Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.