Notícias
27/11/2020
Existe câncer nos olhos?
Você sabia que é possível desenvolver câncer nos olhos? Descubra mais lendo este artigo!
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/286.png?w=415&h=415

No dia Nacional de Combate ao Câncer resolvemos trazer um assunto pouco falado, mas muito importante de se prevenir: o câncer nos olhos. 

O câncer é uma anomalia que aparece de forma espontânea em diversas partes do corpo. O que chamamos de câncer na verdade é um conglomerado de mais de 100 doenças, que se resumem no crescimento desordenado de células que destroem os tecidos. Nesse artigo você vai ler:


- Câncer nos olhos;

- Tipos mais comuns de cancro ocular;

- Sintomas e como identificar;

- Dia nacional de Combate ao Câncer.

 

Câncer nos olhos

 

Câncer nos olhos existe sim e a doença pode afetar praticamente todas as estruturas oculares. Como explicado acima, normalmente os cânceres surgem de maneira espontânea, mas, na grande parte dos casos, não é isso que ocorre nos olhos. A maioria das ocorrências de cancro ocular acontece em consequência do estado de metástase, que é quando as células cancerosas estão já espalhados por todo o corpo. Existem fatores ambientais e genéticos que também podem deixar a região mais propícia para o surgimento dessa anomalia como, por exemplo, a exposição excessiva ao sol sem proteção. 

 

Tipos mais comuns de cancro ocular

 

O tipo mais comum de cancro ou câncer no olho é o melanoma ocular, apesar de muito raro. Ocorre em maior parte dos casos em adultos. Essa doença ocorre nos melanócitos, células responsáveis pela produção da cor da pele e dos olhos. 

 

Nas crianças o câncer mais comum é o retinoblastoma. Esse tipo de câncer que surge na retina quando ainda não totalmente formada, ou seja, até os 5 anos. Esse tipo de câncer pode ser diagnóstico a partir do teste do olhinho: conheça esse exame que pode evitar muitas doenças ainda na primeira infância.

 

Sintomas e como identificar

 

Quando em estágio inicial, o câncer no olho não apresenta sintomas notáveis. Por isso é importante realizar consultas médicas oftalmológicas periodicamente com profissionais de qualidade para que o diagnóstico de qualquer doença possa ser feito o quanto antes possível. Mas, quando em estágio já avançado, os sintomas podem ser variados, como por exemplo: manchas escuras na íris, dores localizadas, “fantasmas” ou sombras na visão e perda parcial ou total da visão. 

 

Dia Nacional de Combate ao Câncer


27 de novembro é o Dia Nacional do Câncer pela iniciativa do INCA - Instituto Nacional do Câncer. Esse dia foi institucionalizado pela Portaria GM 707 do Ministério da Saúde em dezembro de 1988 junto de uma campanha de combate ao tabagismo, que inclui as questões de evitar os maus hábitos e conscientizar sobre as consequências de fumar. Entenda mais sobre essa relação entre cigarro e visão: você sabia que o tabagismo pode levar a cegueira?

 

Prevenção é sempre a melhor opção

 

Para prevenir o câncer ocular e outras doenças que podem atacar os olhos, consulte o médico oftalmologista regularmente. Bons profissionais garantem a segurança da sua saúde. Marque sua consulta pelo site.

 

Outras Notícias