Notícias
08/10/2020
Teste do olhinho: conheça o exame que pode evitar diversas doenças ainda na primeira infância
Saiba mais sobre o teste do reflexo vermelho (TRV), ou teste do olhinho, feito nos bebês e nas crianças.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/283.png?w=415&h=415

Você já sabe o que é o teste do olhinho? 

É um exame simples realizado nos recém nascidos ainda na maternidade para garantir a saúde dos olhos preventivamente. Desde 2017, aqui no Brasil, essa análise é obrigatória por lei para ser realizada como parte dos exames básicos e fundamentais para a saúde ocular dos bebês. O ideal é que esse exame seja feito por um oftalmologista, mas os pediatras também tem autorização para realizá-lo. Neste artigo você vai descobrir:

  • O que é o Teste do Reflexo Vermelho (TRV) ;
  • Como é feito o Teste do Olhinho;
  • Quais as doenças o Teste do Olhinho detecta;
  • Oftalmologistas são essenciais no diagnóstico de doenças oculares nos bebês.

O que é o Teste do Reflexo Vermelho (TRV) 

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), ou, como conhecido popularmente, Teste do Olhinho, é um exame bastante simples, porém essencial, realizado durante a infância. Como citado acima, o TRV deve ser realizado pela primeira vez enquanto o recém nascido ainda está na maternidade, sendo instituído por lei desde 2017 no Brasil e pelos planos de saúde sua obrigatoriedade vem desde 2010. O recomendado é que o teste seja repetido durante toda a primeira infância, e, caso apresentem desconformidades, a criança deve ser avaliada imediatamente por um oftalmologista.

Como é feito o Teste do Olhinho

O Teste do Olhinho, num primeiro momento, consegue detectar anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê. O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o médico, que pode ser o pediatra ou o oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê. O resultado prévio é a cor do reflexo dessas luzes. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas. O sinal de alerta é ativado quando a cor do reflexo é esbranquiçada ou inexistente. Nesse caso serão realizados outros exames orientados somente por um  médico especialista ocular, oftalmologista.

Quais as doenças o Teste do Olhinho detecta

É importante saber que o TRV ajuda a verificar se há algo de errado na visão da crianças, mas ele não é capaz de dar certeza no diagnóstico de alguma doença. Ou seja, para saber se o bebê sofre de fato com alguma dessas anomalias são necessários outros testes complementares.

O Teste do Olhinho pode prever alguns graus severos de miopia, hipermetropia ou estrabismo. Além disso, existem doenças mais sérias na lista. São elas: retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, infecções, traumas do parto e até mesmo cegueira.

Médicos oftalmologistas são essenciais no diagnóstico de doenças oculares nos bebês

O Teste do Olhinho, em casos mais comuns, é realizado pelo pediatra do bebê. A indicação é que seja realizado por um oftalmologista pois, se encontrada alguma alteração, o especialista já saberá quais exames extras a criança necessitará e assim, agilizando o tempo de diagnóstico e, por consequência, o tratamento correto.

Se você é ou conhece pais de recém de nascidos ou crianças na primeira infância, até os 6 anos, agende sua consulta com um de nossos oftalmologistas o quanto antes, a chave para a saúde é a prevenção!

Conte com o Instituto da Visão Assad Rayes!

O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo. 

Além disso, no Instituto Assad Rayes você encontra médicos oftalmologistas com diferentes especialidades, inclusive na área pediátrica, podendo assim, atender você e sua família completa! 

Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260

Outras Notícias