O estrabismo atinge mais de 2 milhões de brasileiros em média por ano. Essa anomalia é considerada bastante comum e o tratamento é fácil, se feito em estágio inicial da doença.
O estrabismo é uma doença que se caracteriza pelo desvio do globo ocular. Cada olho possui seis músculos controlados pelo cérebro, e o estrabismo surge se houver alteração em alguns deles. Além da modificação aparente, o paciente não consegue focar a visão ou, às vezes, olhar em determinada direção. Pode decorrer tanto de fatores genéticos e surgir já no nascimento, quanto pode ser adquirida ao longo da vida por diversas causas, como diabetes, concussão na cabeça (traumatismo craniano) ou problemas neurológicos.
O estrabismo é categorizado de acordo com o posicionamento dos olhos.
Podem ocorrer mais de um caso na mesma pessoa, ou seja, um tipo de estrabismo em cada olho. Esse tipo é chamado alternante.
Existem diversos tipos de tratamentos para o estrabismo, que variam de acordo com a causa da doença e do estágio em que se encontra. Em casos mais leves e em estágio inicial, os óculos de correção já são suficientes. Em casos medianos, a indicação é a utilização de toxina botulínica para correção de alguns músculos, corrigindo a visão.
E, em última instância, é recomendado a cirurgia, onde é feita a modificação do músculo, mas de forma mais definitiva e garantida. Como em todos os casos, a cirurgia apresenta riscos por ser uma intervenção mais invasiva, e por isso é indicada apenas como último recurso.
Para saber qual o tratamento mais adequado, consulte um oftalmologista.
Seja para o estrabismo ou outro tipo de doença ocular, é importante o diagnóstico e tratamento precoces. Já para os recém nascidos, é importante que seja realizado o Teste do Olhinho, exame que pode evitar diversas doenças ainda na primeira infância. O Teste do Olhinho pode prever alguns graus severos de miopia, hipermetropia e inclusive o estrabismo, entre outras doenças mais sérias.
Em especial para as crianças, alguns problemas de visão podem afetar o desempenho escolar, por isso é importante um tratamento precoce nos primeiros anos de vida.
No entanto, há patologias oftalmológicas que costumam aparecer em diversas idades. Por isso a importância de realizar exames oftalmológicos regularmente.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.