Notícias
07/12/2020
Inovação nos tratamentos do Ceratocone
Você já conhece essa doença que atinge mais de 150 mil brasileiros por ano? Saiba aqui as novidades para tratamento do Ceratocone.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/287.png?w=415&h=415

O ceratocone é uma anomalia que acomete em torno de 150 mil brasileiros por ano. A doença ocorre por fator genético e se manifesta até os 35 anos de idade. Em termos mais básicos, o ceratocone é a deformação da córnea, que assume o formato de cone. Para saber mais sobre acesse em nosso site:  O que é ceratocone?

 

Até hoje não se sabe exatamente qual fator decisivo para a aparição dessa deformação e a medicina corre para encontrar uma cura para a doença. Nesse texto você vai ler sobre os seguintes tratamentos:

- Crosslinking Corneano;

- Lentes Esclerais;

- Anéis intracorneanos

- Transplante de córnea.

 

Crosslinking Corneano

 


O crosslinking corneano é um dos tratamentos mais avançados e pesquisados a respeito do ceratocone. Ele foi popularizado no ano de 2019 mas existem estudos sobre a sua efetividade desde 2009. Para entender tudo que sobre o Crosslinking Coreano acesso o artigo em nosso site: Conheça o único tratamento comprovadamente eficaz no controle da progressão do ceratocone. É importante ressaltar que esse tratamento precisa de um profissional médico oftalmologista especializado para ser realizado com segurança e efetividade.

 

Lentes Esclerais

 

As lentes esclerais não consistem em um tratamento para regressão da doença, mas sim, em um dispositivo que dá maior conforto para quem sofre dessa deformação ocular e também serve para evitar a progressão desse distúrbio. Essas são lentes de contato especiais que tem um formato diferenciado, sendo apoiado somente na esclera, uma região do olho menos sensível e por isso garantindo segurança e usabilidade bastante agradável. Para adquirir as lentes esclerais é necessário solicitar a um médico oftalmologista especializado.

 

Anéis intracorneanos

 

Os anéis intracorneanos ou intraestromal são próteses biocompatíveis que tem como objetivo deixar a córnea mais plana. Como o nome já apresenta, são colocados na região estromal da córnea para corrigir o formato de cone, deixando a córnea no formato mais próximo do natural possível. Podem ser adicionados um ou dois anéis, dependendo do grau de ceratocone do paciente. Você pode saber mais sobre a cirurgia de implante dos anéis intracorneanos aqui. 



Transplante de córnea 

 

O tratamento que apresenta maior eficácia e também o mais definitivo é o transplante da córnea. Esse procedimento só é utilizado em casos mais graves e quando as outras opções disponíveis não foram efetivas, por ser um procedimento cirúrgico que oferece riscos como tal. Existem duas opções de transplante: o transplante penetrante e o transplante lamelar. O transplante penetrante é quando a córnea inteira é transplantada. Já a segunda opção, o transplante lamelar é quando somente algumas camadas da córnea são modificadas. Essa é mais segura que a primeira opção pois possui menor risco de rejeição do corpo. 

 

Para tratar dos olhos, Instituto Assad Rayes

 

Cuidar da saúde ocular exige prevenção e bons profissionais. O Instituto Assad Rayes está desde 1996 atuando na medicina oftalmológica, com toda a estrutura necessária para o melhor atendimento e cuidado com você. Entre em contato conosco pelo site e marque já sua consulta!

Outras Notícias