Notícias
14/08/2020
Lentes de contato e Coronavírus: você sabe quais cuidados deve ter durante a pandemia?
O artigo contém recomendações de cuidados com as lentes de contato durante a pandemia do novo Coronavírus.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/276.png?w=415&h=415

Desde a chegada da pandemia do novo Coronavírus ao Brasil, diversas recomendações de higiene, que antes podiam até ser consideradas “exagero” por alguns, agora fazem parte da nossa rotina de cuidados diários. 

Lavar as mãos constantemente, utilizar álcool em gel, usar máscaras e evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca, são recomendações gerais, que toda a população deve adotar. 

Agora, para aqueles que utilizam lentes de contato uma série de cuidados adicionais devem ser tomados para garantir que processos como a troca e limpeza das lentes, não se tornem um momento de exposição ao vírus. 

Portanto, se você utiliza lentes regularmente, confira a seguir nossas dicas para continuar usando-as em segurança durante a pandemia!

Redobre a atenção na hora de realizar a higiene regular das lentes

Lavar as mãos antes da colocação e remoção das lentes, higienizar e desinfetar com uma solução apropriada às lentes, respeitar o prazo de utilização e limpar o local onde elas são armazenadas, são cuidados que devem ser realizados independentemente de estarmos ou não passando por um período de pandemia. 

Entretanto, a atenção dispensada na realização dessa espécie de “protocolo” de higiene é primordial nesse momento. Afinal, às vezes esse processo de limpeza se torna tão automático para o paciente que utiliza constantemente as lentes, que algum desses “passos” pode acabar ficando para trás. 

Nesse sentido, redobrar a atenção no momento de fazer a limpeza rotineira das lentes, e certificar que todas as etapas de desinfecção foram seguidas é essencial!

Além disso, alguns cuidados adicionais podem ser adotados, entre eles:

  • Limpe a parte externa do estojo no qual você armazena as lentes;
  • Lave o rosto antes de colocar as lentes;
  • Não armazene as lentes em soro fisiológico;
  • Limpe o local onde você vai colocar, retirar ou armazenar as lentes;
  • Evite tocar e coçar os olhos, e caso necessite, lave as higienize as mãos primeiro.

E lembre-se! A qualquer sinal de irritação, vermelhidão ocular, ou coceira na região dos olhos procure um médico oftalmologista, afinal, a conjuntivite, doença que causa a inflamação da membrana conjuntiva, pode ser uma manifestação do novo Coronavírus.

Não deixe de cuidar da sua saúde oftalmológica durante a pandemia!

Desde o retorno das atividades do Instituto da Visão Assad Rayes, no dia 6 de abril de 2020, intensificamos nosso protocolo de limpeza e combate ao Novo Coronavírus, seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Confira todas as medidas de prevenção ao vírus neste link.

Para agendar uma consulta acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.




Outras Notícias