Assim como o número de casos, número de vítimas e dados sobre a disseminação do novo Coronavírus são atualizadas dia após dia, características biológicas do vírus e também novas informações sobre a doença que ele causa, a COVID-19, vêm sendo descobertas e divulgadas constantemente, a fim de auxiliar no combate à doença, até então, misteriosa.
Recentemente, a Academia Americana de Oftalmologia (AAO) fez um alerta à comunidade sobre a descoberta de um novo sintoma possível para a COVID-19: a conjuntivite.
Essa revelação foi baseada em três estudos distintos que convergiram no resultado ao analisar pacientes com conjuntivite que foram diagnosticados com a COVID-19.
Assim, foi constatado que o novo Coronavírus pode ter manifestações oculares entre os sintomas da contaminação, principalmente nos casos em que a doença se encontra em um quadro mais grave, apesar de não ser um dos sintomas mais comuns entre os infectados.
Veja a seguir como identificar esse sintoma e que cuidados você deve ter se for diagnosticado com conjuntivite durante a pandemia do novo Coronavírus.
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma inflamação na membrana conjuntiva, que recobre a parte branca dos olhos protegendo também o interior da pálpebra. Mas essa inflamação pode acontecer por diferentes motivos:
Como identificar e qual o tratamento?
Os principais sintomas de conjuntivite são:
Assim que identificados alguns dos sintomas acima mencionados, a recomendação é procurar um médico oftalmologista para prosseguir com o tratamento. Como falado anteriormente, dependendo do agente causador da conjuntivite, essa doença pode evoluir de uma simples irritação ocular para um problema mais sério, e em alguns casos irreversíveis, à visão.
Conjuntivite durante a pandemia: o que fazer?
Diante da descoberta de que a conjuntivite pode ser um dos sintomas da COVID-19, nos casos mais graves da doença, é de suma importância que indivíduos diagnosticados com conjuntivite estejam atentos ao aparecimento dos sintomas mais comuns do novo Coronavírus, como tosse seca, febre alta e falta de ar, mesmo após o surgimento da infecção ocular.
Além disso, algumas medidas de prevenção ao novo Coronavírus também ajudam a prevenir a conjuntivite, entre elas:
Cuidado com as lentes de contato!
Para além das recomendações gerais para o combate do novo Coronavírus, especialistas também indicam que quem utiliza regularmente lentes de contato redobre os cuidados na hora de higienizar esse material.
Isso porque a manutenção das lentes de contato exigem o manuseio direto, fazendo com que as lentes sejam uma possível porta de entrada para o novo Coronavírus.
Não deixe de cuidar da sua saúde oftalmológica durante a pandemia
Desde o retorno das atividades do Instituto da Visão Assad Rayes, no dia 6 de abril de 2020, intensificamos nosso protocolo de limpeza e combate ao Novo Coronavírus, seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).
Confira todas as medidas de prevenção ao vírus neste link.
Para agendar uma consulta acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.