Formados por estruturas de DNA ou RNA e envoltos em uma membrana de proteína, os vírus são os grandes causadores das doenças virais que acometem as pessoas diariamente. Por serem dependentes de outras células, elas estão em constante busca de um hospedeiro e é nesse momento que o contágio acontece.
Neste artigo, o Instituto Assad Rayes trouxe as três principais doenças oculares virais. Confira a seguir:
A Conjuntivite Viral é o estágio mais avançado da doença e tem uma alta taxa de contaminação. Não é atoa que quando uma pessoa é contaminada, ela precisa ficar afastada do trabalho para que os demais não contraiam também, o que pode ser diagnosticado apenas depois de alguns dias. Por não possuir cura, o tratamento serve para ajudar a aliviar os sintomas até que a doença melhore.
Assim como os demais tipos de conjuntivite, a Viral apresenta
Porém, o que a diferencia é a presença de muco, uma secreção esbranquiçada que surge em pouca quantidade. Outra informação importante é que existem grandes chances de acontecer bilateralmente, ou seja, passar de um olho para o outro.
Facilmente confundida com a Conjuntivite por apresentar os mesmo sintomas, a Herpes Ocular tem consequências mais graves se tratada de maneira errada, como a realizando a automedicação. Por isso, se qualquer um dos sintomas abaixo aparecer, é indicado que um médico oftalmologista seja procurado para que o diagnóstico correto seja dado e os tratamento eficiente iniciado, pois a Herpes Ocular, se não cuidada adequadamente, pode causar Ceratite.
Assim como os demais tipos de conjuntivite, a Viral apresenta
Diferentemente da Conjuntivite, ela pode acontecer de forma unilateral, contaminando apenas um dos olhos.
Como citado anteriormente, a Herpes Ocular pode causar a Ceratite, mas não é somente isso, essa doença pode acontecer de várias formas, inclusive através do paramixovírus (vírus do sarampo) e até o vírus que provoca a Clamídia. Essa inflamação acontece na conjuntiva, a membrana que envolve a parte interna da pálpebra e do globo ocular.
O segundo estágio dessa doença viral é grave e pode causar até perda da visão, glaucoma e até cicatrização da córnea, é chamado de Ceratite Dendrítica. Isso acontece porque pequenas lesões em formato de veios de folhas surgem e ferem os olhos.
Ao primeiro indício de algum sintoma estranho ou qualquer anormalidade nos olhos, vá ao oftalmologista, marque sua consulta e garanta que o diagnóstico correto será dado, garantindo que o tratamento correto seja feito. A perda da visão é sim uma das consequências de um diagnóstico errado e um tratamento ineficaz. Opte sempre por procurar profissionais capacitados e experientes para cuidar da sua visão e da sua família.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, peça atendimento por WhatsApp (botão no canto inferior direito deste site), acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.