Notícias
28/08/2019
Entrópio e Ectrópio: o que são essas doenças oculares?
Entrópio e Ectrópio são termos médicos utilizados para designar doenças oftalmológicas que causam a curvatura das pálpebras e cílios inferiores. Confira mais no artigo.

Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/240.png?w=415&h=415

Você provavelmente nunca escutou as palavras Entrópio e Ectrópio, certo? Elas são termos médicos utilizados para indicar doenças oftalmológicas. 

O Entrópio acontece quando a pálpebra e os cílios inferiores se curvam para dentro. Por conta dessa curvatura, a pálpebra e os cílios ficam em contato direto com a córnea ou a conjuntiva (membrana mucosa que protege o olho). Essa condição pode causar irritação nos olhos, lacrimejamento, descamação da pálpebra, secreção do muco, diminuição da visão, entre outros. Existem quatro tipos de entrópio, o congênito, o espástico agudo, o cicatricial e o senil. 

O Ectrópio é o efeito contrário, acontece quando os cílios inferiores se curvam para fora. Quando isso acontece, ocorre um impedimento na distribuição da lágrima que lubrifica o olho. Isso faz com que a  conjuntiva (membrana mucosa que protege o olho) fique vermelha e irritada. Quando é uma doença crônica, o Ectrópio pode causar irritação na pálpebra, que pode resultar em uma infecção, inflamação da córnea e perturbações.  

Ao ter alguma sensação de corpo estranho nos olhos, coceira ou sentir o olho irritado, é importante consultar um oftalmologista. A partir da consulta, será possível diagnosticar e ter a indicação do melhor tratamento para a doença. 

 

A cirurgia

Para tratar esses dois problemas existem duas soluções. Em casos mais leves, os médicos oftalmologistas indicam o uso de um colírio, lágrimas artificiais e pomadas oftálmicas. Em casos mais graves, é indicado a realização de uma cirurgia, que visa reposicionar as pálpebras. As cirurgias de pálpebras são realizadas com anestesia local. Após a conclusão da cirurgia o paciente já recebe alta e os pontos são retirados entre 7 a 10 dias após a cirurgia. 

 

Sentiu algum incômodo? Que tal marcar agora mesmo a sua consulta de rotina?

O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo. 

Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias