Notícias
19/02/2021
Esporte e saúde da visão: 4 benefícios dos exercícios físicos para os olhos
Entenda a relação da prática de esportes e do exercício físico com a saúde da visão! Leia mais no artigo.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/293.png?w=415&h=415

Todos sabem que os esportes auxiliam na saúde física. Mas você sabia que a prática esportiva também pode influenciar na saúde da sua visão? O Instituto Assad Rayes apresenta 4 benefícios dos exercícios físicos para os olhos.

 

Confira no artigo:

- Problemas nos olhos ocasionados pela diabetes x exercícios físicos

- A relação da corrida com uma boa visão

- A proteção contra glaucoma

- Atividades aeróbicas e cataratas

- Cuidados na prática de esportes

 

 

Problemas nos olhos ocasionados pela diabetes x Exercícios físicos

Para as pessoas com tendências a problemas oculares decorrentes da diabetes, os exercícios físicos podem ser bons aliados.

 

O que acontece é que os exercícios físicos ajudam no processo metabólico da glicose no sangue, direcionando as moléculas para os músculos, que é o local onde elas devem ir. Com esse processo acontecendo corretamente, são evitadas as lesões nas veias dos olhos, que são decorrentes do acúmulo de glicose no sangue.

 

Por isso a prática de atividades físicas é tão importante para a visão, pois, entre os outros diversos benefícios, previne a perda visual decorrente de lesões na retina causadas pela diabetes.

 

 

A relação da corrida com uma boa visão

Segundo estudos do projeto Beaver Dam Eye Study, que acompanhou 5 mil voluntários com idades entre 43 e 84 anos, a prática de atividade física aeróbica pode ajudar na saúde dos olhos. Em especial a corrida, se for praticada de 3 a 5 vezes por semana.

 

Isso porque, com a corrida, os olhos são condicionados a enxergar o horizonte. Com o sedentarismo, as pessoas tendem a exercitar somente a vista para perto, por conta de tarefas como leitura ou uso de computadores.

 

Dessa forma, pessoas que não praticam atividades ao ar livre costumam ter maior predisposição à miopia.

 

A proteção contra glaucoma

O glaucoma é a doença que mais causa cegueira no mundo e a prática de exercício físico pode ajudar a combater. Em um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foram avaliadas mais de 11 mil pessoas a partir dos 40 anos, comparando a frequência de atividade física e a relação com o glaucoma.

 

A conclusão foi que, entre os indivíduos fisicamente mais ativos, a incidência de glaucoma era significativamente menor. Segundo a pesquisa, a cada dez minutos a mais de práticas moderadas ou intensas de atividades físicas por semana, as chances de sofrer com esse problema cai em 25%.

 

Atividades aeróbicas e cataratas

O consumo exagerado de sal antecipa a formação de catarata, distúrbio que leva a perda da transparência do cristalino, lente que fica atrás da pupila e dá foco à visão. 

 

Com as atividades físicas, o excesso de sódio é liberado através do suor, mantendo a transparência do cristalino por mais tempo. Apesar de não ser uma forma de prevenção, já que o envelhecimento é a maior causa da doença, é um aliado no retardamento do aparecimento de cataratas.

 

Cuidados na prática de esportes

Apesar de todos os benefícios dos esportes e atividades físicas para a visão, é preciso tomar alguns cuidados. A prática esportiva é o quarto colocado no ranking de motivos de lesões oculares. Porém, pesquisas apontam que 90% dos casos de lesões oculares podem ser prevenidas.

 

1 - Consulte um oftalmologista

Para a prevenção de futuras lesões e acompanhamento dos possíveis traumas causados pela prática de esportes, um profissional médico oftalmologista é essencial.

 

 

2 - Cuidado com os impactos

Na prática de esportes, deve-se prestar atenção nos movimentos que podem causar descolamento de retina, inflamações e até mesmo derrame ocular.

 

No caso do futebol, o maior causador de lesões, evite cabeçadas e invista em  equipamentos de proteção. É importante que o esportista também saiba o que fazer em caso de derrame ocular ou outras lesões. Isso porque, mesmo que evitados, os acidentes podem vir a acontecer.

 

3 - Use óculos

Os óculos têm papel importante para a proteção dos atletas. O uso de óculos de sol com lentes de filtro UV podem ajudar quem pratica esportes e atividades ao ar livre, exposto ao sol. 

 

Para os óculos de grau ou de sol, não são recomendadas lentes comuns de vidro. Para conferir qual a melhor para você confira o artigo Lentes de grau: qual o melhor tipo para o seu óculos.

 

Para cuidar da sua visão, Instituto da Visão Assad Rayes

Procurando médicos oftalmologistas especializados para cuidar da sua visão? O Instituto da Visão Assad Rayes conta com médicos capacitados para cuidar da saúde ocular de esportistas e praticantes de atividades físicas.


O Instituto da Visão Assad Rayes atende necessidades oftalmológicas em Florianópolis desde 1996 e é referência no estado. Marque sua consulta conosco! Entre em contato pelo formulário no site.

Outras Notícias