Notícias
19/11/2019
Pterígio: O que é essa doença e quais suas características
O artigo traz informações sobre o pterígio, como o que é essa doença, causas, sintomas, diagnóstico e como deve ser feita a prevenção
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/249.png?w=415&h=415

O pterígio é o crescimento de uma pele avermelhada na parte interna dos olhos. Essa pele avermelhada avança na conjuntiva - membrana que recobre a parte branca do olho - em direção à córnea. A doença é popularmente conhecida como carne crescida. 

Sintomas:
Os principais sintomas do pterígio são inflamação; vermelhidão; ardência; coceira; e sensação de areia ou corpo estranho nos olhos. Além disso, pode desencadear a fotofobia. Em casos mais avançados, também pode causar dificuldades na visão. 

Como é o tratamento: 
O pterígio é uma doença benigna e pode ser removido através de cirurgia. no entanto, se recomenda que seja feita a cirurgia nesses casos:
- Os tratamentos conservadores falharam;
- A acuidade visual do paciente está comprometida;
- O paciente está incomodado com a aparência estética.

A cirurgia do pterígio é feita com anestesia local e consiste na remoção da doença e reconstrução da conjuntiva. No entanto, a cirurgia não garante que a doença não volte a ocorrer. 

Causas:
A principal causa do pterígio é a exposição aos raios UVA e UVB, no entanto ocorre geralmente em pessoas com predisposição genética. Além disso, pessoas com pele e olhos claros também correm o risco de ter pterígio a partir da exposição a outros fatores, como:
areia;
fumaça;
poeira;
pólen;
vento;
exposição a produtos químicos. 

Geralmente, essa doença ocorre em homens entre 20 e 40 anos ou em pessoas que morem em locais com clima seco e quente, como regiões litorâneas e no Norte. 

Diagnóstico:
O diagnóstico de qualquer doença na visão é feito por um médico oftalmologista. No caso do pterígio, são feitos alguns exames para identificação da doença, como o teste de acuidade visual, topografia da córnea e documentação fotográfica do olho - as fotos são utilizadas também para acompanhamento do pterígio. 

Por isso, é extremamente importante que a consulta a um médico oftalmologista seja feita regularmente. 

Prevenção:
Existem duas formas de se prevenir do pterígio. A primeira delas é o uso do óculos de sol com proteção e evitar locais que podem conduzir o surgimento da doença. A segunda maneira de se prevenir é sempre consultar um oftalmologista.


Você realiza consultas a um médico oftalmologista regularmente? 
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo. Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

 

Outras Notícias