Notícias
11/09/2019
Astigmatismo: você sabe o que é?
O artigo apresenta o que é a doença de astigmatismo, quais os sintomas e melhores tratamentos.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/242.png?w=415&h=415

O que é?

 

O astigmatismo é um problema de visão associado a uma formação irregular da córnea do olho. Por conta desse formato irregular, o olho com hipermetropia encontra dificuldades de enxergar, tanto de perto, quanto de longe já que devido ao formato do olho, acontece um erro refrativo da luz, não formando a imagem na retina. 

 

O astigmatismo pode estar presente desde o nascimento ou pode se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia. Uma das coisas que pode causa o astigmatismo é coçar o olho, coisa que é muito comum em dias secos. 

 

Sintomas

 

 

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto;
  • Dificuldade para enxergar de longe;
  • Dores de cabeça e nos olhos;
  • Cansaço ocular;
  • Sensibilidade à luz, vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados (fotofobia).
  • Confundir letras ou números parecidos. 

 

 

Tratamento 

 

Os tratamentos para o astigmatismo são o uso das lentes corretiva ou cirurgias a laser. O tipo de tratamento adequado vai depender do grau de astigmatismo. Esse diagnóstico só pode ser dado por um médico oftalmologista, após a realização de exames específicos. 

 

Cirurgia refrativa: A cirurgia refrativa é feita utilizando somente colírio anestésico e não requer internação. É um procedimento rápido, com duração médias de 4 minutos cada olho.  É feita com laser, que faz uma fotoablação (“torneamento”) do tecido da córnea, corrigindo a curvatura. 

 

Óculos: As lentes de óculos para astigmatismo podem ser chamadas também de lentes tóricas ou cilíndricas. Geralmente o astigmatismo ocorre “junto” com a miopia ou hipermetropia, por isso as lentes dos óculos servem para os dois. O tamanho da lente vai variar de acordo com o seu grau. 

 

Lentes corretivas: Possuem mesmo grau e eficácia do óculo, no entanto, é necessário um cuidado maior com a limpeza. Porém, o uso das lentes de contato é mais uma questão de estética

 

Muita gente não sabe quais são os sintomas do astigmatismo e nem qual o melhor procedimento a ser feito. Por isso, é necessário consultar regularmente um oftalmologista. 

 

Que tal marcar agora mesmo a sua consulta de rotina?


Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias