(48) 3029-0260 (48) 99919-2668
  • Página Inicial

  • Equipe Médica

  • Serviços

  • Notícias

  • Vídeos

  • Contatos

Notícias
Astigmatismo: você sabe o que é?
O artigo apresenta o que é a doença de astigmatismo, quais os sintomas e melhores tratamentos.
Compartilhe
Facebook Google LinkedIn Twitter Print Email
/sistema/sys/arquivos/img_posts/354.jpg?w=415&h=415

O que é o Astigmatismo?

O Astigmatismo é uma doença ocular causada por irregularidades na superfície da córnea ou do cristalino. Por conta desse formato irregular, o olho com hipermetropia encontra dificuldades de enxergar, tanto de perto, quanto de longe, já que devido ao formato do olho, acontece um erro refrativo da luz, não formando a imagem na retina ou formando-a de maneira desfocada, distorcida ou deformada. 

O astigmatismo pode estar presente desde o nascimento ou pode se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia. Uma das coisas que pode causar o astigmatismo é coçar o olho, coisa que é muito comum em dias secos. 

O hábito de coçar recorrentemente os olhos infelizmente é muito comum e pode provocar uma série de problemas oculares, como o próprio astigmatismo mas também o ceratocone, patologia muito mais complicada e difícil de se tratar comparado ao tema deste artigo. 

 

Sintomas

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto;
  • Dificuldade para enxergar de longe;
  • Dores de cabeça e nos olhos;
  • Cansaço ocular;
  • Sensibilidade à luz, vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados (fotofobia).
  • Confundir letras ou números parecidos. 

O diagnóstico do astigmatismo deve ser feito por um oftalmologista. Eles, em geral, são detectados em exames simples de refração que ocorrem em consultas de rotina. Não deixe de consultar um oftalmologista anualmente para detectar e tratar doenças oculares.

 

Tratamento 

Os tratamentos para o astigmatismo são o uso das lentes corretivas ou cirurgias a laser. O tipo de tratamento adequado vai depender do grau de astigmatismo. Esse diagnóstico só pode ser dado por um médico oftalmologista, após a realização de exames específicos. 

Cirurgia refrativa: A cirurgia refrativa é feita utilizando somente colírio anestésico e não requer internação. É um procedimento rápido, com duração média de 4 minutos em cada olho.  É feita com laser, que faz uma fotoablação (“torneamento”) do tecido da córnea, corrigindo a curvatura. 

Óculos: As lentes de óculos para astigmatismo podem ser chamadas também de lentes tóricas ou cilíndricas. Geralmente o astigmatismo ocorre “junto” com a miopia ou hipermetropia, por isso as lentes dos óculos servem para os dois. O tamanho da lente vai variar de acordo com o seu grau. 

Lentes corretivas: Possuem mesmo grau e eficácia do óculo, no entanto, é necessário um cuidado maior com a limpeza. Porém, o uso das lentes de contato é mais uma questão de estética

Muita gente não sabe quais são os sintomas do astigmatismo e nem qual o melhor procedimento a ser feito. Por isso, é necessário consultar regularmente um oftalmologista. 

 

Como acontece a Cirurgia de correção do Astigmatismo?

No caso do Astigmatismo, existem algumas alternativas de cirurgia a laser que podem ser utilizadas, confira abaixo: 

Cirurgia Refrativa PRK

Neste procedimento, é feita a remoção da camada externa de células da córnea. Em seguida, com o auxílio de um laser, ele remodela a córnea (como explicamos acima).  

Cirurgia Refrativa SMILE

Assim como a PRK, ela é feita com um laser, mas o diferencial desta é que ao invés de remodelar a córnea, ela esculpe abaixo da superfície do olho, um pedaço em formato de disco da córnea. Este pedaço é removido em seguida pelo médico oftalmologista com uma pequena incisão a laser. Esse procedimento é indicado para quem possui quadros de miopia ou astigmatismo leve. 

Qualquer cirurgia possui riscos e possíveis efeitos colaterais. Os que podem ocorrer derivados das cirurgias acima citadas, são:

  • Sensibilidade à luz e sensação de areia nos olhos;
  • Olhos secos;
  • Necessidade de realizar novamente o procedimento;

 

Como doenças oculares são prevenidas com a consulta regular

Assim como outras especialidades médicas, a oftalmologia tem exames de rotina, para checar se a saúde do olho está dentro do esperado. Os exames mais comuns checam a refração dos olhos, alinhamento ocular, reflexo da pupila, visão de cores, lesões na retina etc. 

A tonometria, por exemplo, mede a pressão ocular, e é um dos exames usados para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão alta nos olhos é indicativo dessa doença. A maioria dos males oculares podem ser prevenidos com a consulta regular: catarata, ceratocone, retinopatia diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), fotofobia, calázio, Síndrome do Olho Seco, estrabismo, dentre outros.

 

Com que frequência devo me consultar com o oftalmologista?

Mesmo que não tenha nenhum problema de vista aparente, o recomendado é ir ao oftalmologista uma vez por ano. Para quem tem erros de refração, o ideal é a cada seis meses, principalmente crianças e adolescentes que, por estarem em fase de crescimento, tendem a ter alterações mais frequentes na refração. Contudo, peça a recomendação do seu médico oftalmologista. Baseado no seu quadro clínico, você deverá ir à consulta com mais ou menos regularidade. 

  • Agende a sua consulta com os médicos oftalmologistas do Instituto da Visão Assad Rayes! 

 

Você realiza consultas a um médico oftalmologista regularmente?

O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo. 

Para marcar sua consulta, peça atendimento por WhatsApp (botão no canto inferior direito deste site), acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

 

 

Outras Notícias
Quais os maiores mitos relacionados aos olhos humanos e da oftalmologia
Quais os maiores mitos relacionados aos olhos humanos e da oftalmologia
A cor dos seus olhos é um reflexo direto da herança genética que você recebe dos seus pais, envolvendo uma complexa combinação de genes que torna cada
Como a genética influencia na cor dos meus olhos?
/sistema/sys/arquivos/img_posts/389.jpg?w=290&h=290
Colocar um piercing próximo aos olhos é perigoso?
Veja todas as Notícias

Dúvidas Frequentes

Doenças Oculares

Convênios
© Instituto da Visão Assad Rayes.
Oftalmologia. Exames e Cirurgias.
Responsável técnico: Dr. Assad Rayes. CREMESC 4908
(48) 3029-0260 (48) 99919-2668