É muito comum que pessoas com mais de 40 anos tenha dificuldade para enxergar de perto. Isso porque, todos nessa idade possuem uma dificuldade oftalmológica conhecida como “síndrome do braço curto”. Essa deficiência visual, na verdade se chama Presbiopia.
A presbiopia é uma perda normal da visão que ocorre por conta do envelhecimento, quando os olhos vão perdendo aos poucos a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Essa perda ocorre pois, com o passar do tempo os músculos ciliares - responsáveis por mover o cristalino para a forma necessária para focalizar um objeto - vão parando de funcionar, o que faz com que o cristalinos já não consiga adaptar sua forma para realizar a focalização.
Alguns dos sintomas da Presbiopia são:
Existem 3 fatores que contribuem para o aparecimento da presbiopia. O primeiro deles é o processo natural, que é o envelhecimento. Todas as pessoas, até 50 anos irão apresentar algum grau de presbiopia.
Os segundo e terceiro fatores - condições de saúde e medicamentos - podem ocasionar a presbiopia precoce. Em condições de saúde são os quadros de: anemia, diabetes, esclerose múltipla ou doenças cardiovasculares. Já em medicamentos antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também podem aumentar chances de presbiopia precoce.
Assim como todas as outras doenças ou sintomas, procurar um médico especialista na área é imprescindível. O médico oftalmologista - especialista indicado para o diagnóstico para doenças oculares - realiza um exame ocular completo, testando a acuidade visual do paciente, poder refrativo, as condições dos músculos oculares e da retina.
Existem algumas formas de se tratar ou corrigir a Presbiopia, podendo ser feitas tanto com uso de lentes de contato (bifocais ou não) ou óculos de grau (também podendo ser bifocais), quanto por meio cirúrgico.
A cirurgia refrativa é um procedimento que pode ser realizado para corrigir problemas relacionados aos olhos ou à necessidade da utilização de óculos.
Feita por meio de um procedimento a laser, a operação mexe na curvatura da córnea, modelando seu formato de maneira a corrigir os principais erros refrativos, entre eles a presbiopia, miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.
No Instituto da Visão Assad Rayes e na Ophthalmolaser SC, a cirurgia é realizada com o equipamento de última geração Wavelight® Ex500 por Excimer Laser, um dos métodos mais recomendados para corrigir problemas de visão.
Tratamento de qualidade no Instituto da Visão Assad Rayes
Seja para complicações oftalmológicas ou exames de rotina, conte com o Instituto da Visão Assad Rayes. O Instituto é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.