Notícias
20/09/2019
Presbiopia: a doença oftalmológica que aparece em todos nós
O artigo apresenta a causa da Presbiopia, além dos sintomas e tratamentos para essa doença oftalmológica.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/243.png?w=415&h=415

É muito comum que pessoas com mais de 40 anos tenha dificuldade para enxergar de perto. Isso porque, todos nessa idade possuem uma dificuldade oftalmológica conhecida como “síndrome do braço curto”. Essa deficiência visual, na verdade se chama Presbiopia.

A presbiopia é uma perda normal da visão que ocorre por conta do envelhecimento, quando os olhos vão perdendo aos poucos a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Essa perda ocorre pois, com o passar do tempo os músculos ciliares - responsáveis por mover o cristalino para a forma necessária para focalizar um objeto - vão parando de funcionar, o que faz com que o cristalinos já não consiga adaptar sua forma para realizar a focalização. 


Sintomas 

Alguns dos sintomas da Presbiopia são: 

Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas;

Visão borrada ao ler algo na distância normal;

Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto;

Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto.

 

Fatores que contribuem para o aparecimento da Presbiopia 

Existem 3 fatores que contribuem para o aparecimento da presbiopia. O primeiro deles é o processo natural, que é o envelhecimento. Todas as pessoas, até 50 anos irão apresentar algum grau de presbiopia. 

Os segundo e terceiro fatores - condições de saúde e medicamentos - podem ocasionar a presbiopia precoce.  Em  condições de saúde são os quadros de: anemia, diabetes, esclerose múltipla ou doenças cardiovasculares. Já em medicamentos antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também podem aumentar chances de presbiopia precoce.

 

Diagnóstico 

Assim como todas as outras doenças ou sintomas, procurar um médico especialista na área é imprescindível. O médico oftalmologista - especialista indicado para o diagnóstico para doenças oculares - realiza um exame ocular completo, testando a acuidade visual do paciente, poder refrativo, as condições dos músculos oculares e da retina. 

 

Tratamento 

Tratar ou diminuir os sintomas da Presbiopia pode ocorrer pelo simples uso de óculos de grau ou lentes de contato, de acordo com o indicado pelo seu oftalmologista. 

Existe também a opção de realizar cirurgias como a refrativa, que corrige problemas de formação de imagem. No entanto, para a Presbiopia a efetividade não é garantida à longo prazo. A radiofrequência, que corrige temporariamente os problemas de visão, que é uma técnica mais usada nos EUA. E por fim, a Cirurgia Facorefrativa, que substitui o cristalino por uma lente artificial de acrílico. 

 

Teve algum sintoma e acha que pode ser presbiopia?

O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo. 

Conheça o Instituto da Visão Assad Rayes e marque sua consultaAcesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

Outras Notícias