Notícias
23/04/2020
Abril Marrom: um alerta para as doenças que podem levar à cegueira
O texto contém informações sobre a campanha de prevenção às doenças que podem causar a cegueira, chamada de Abril Marrom.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/267.png?w=415&h=415

Você sabia que mais da metade das doenças que podem levar a cegueira são tratáveis?

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em outubro de 2019, cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo convivem com algum tipo de deficiência visual ou cegueira, dos quais 1 bilhão, pelo menos, poderiam ter sido evitados ou tratados caso fossem identificados e tratados anteriormente.

Por isso, no Brasil, desde 2016 durante o mês de Abril é realizado a campanha “Abril Marrom - mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira”.

Como surgiu o Abril Marrom?

O idealizador da campanha do mês de abril foi o Professor Dr. Suel Abujamra, médico pioneiro no diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética no Brasil, ele também foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV)

Dr. Suel Abujamra deixou seu legado resumido na frase que repetia sempre “precisamos mobilizar e conscientizar a todos que a cegueira é prevenível”. Em 2016, lançou a campanha do Abril Marrom, primeiramente em São Paulo, que logo se espalhou levando conscientização e prevenção para todo o país.

Por que abril e por que marrom?

A escolha do mês de abril se baseou em outra personalidade brasileira: o professor José Álvares de Azevedo.

Cego de nascença, José Álvares foi o responsável por disseminar a linguagem Braille, atualmente segunda língua oficial do país, de forma pioneira no Brasil, no ano de 1850. 

O nascimento do professor, considerado o "Patrono da educação de cegos no Brasil", dia 8 de abril, hoje representa o Dia Nacional do Sistema Braille. Já o mês de Abril, foi escolhido como mês de prevenção e combate à cegueira no Brasil.

Quanto à escolha da cor, é uma homenagem à coloração da íris da maioria dos brasileiros: marrom.

Mas afinal, quais doenças oculares podem levar à cegueira?

Entre as principais doenças estão a catarata, o glaucoma, o ceratocone, a retinopatia diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

É importante atentar que algumas destas, quando não tratadas, levam a um quadro de cegueira irreversível, como o glaucoma, por exemplo. Portanto, a melhor forma de prevenir essa estágio é manter uma rotina de cuidados com a saúde ocular, com a realização de consultas periódicas ao médico oftalmologista.

Instituto da Visão Assad Rayes segue atendendo com os devidos cuidados de higiene

Desde o retorno das atividades do Instituto Assad Rayes, no dia 6 de abril de 2020, intensificamos nosso protocolo de limpeza e combate ao Novo Coronavírus, seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)

Confira todas as medidas de prevenção ao vírus neste link.

Se precisar de nós, estamos aqui!

Para agendar uma consulta acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.

 

 

 

 

Outras Notícias