O Carnaval é uma época de alegria e diversão, mas também é importante cuidar da saúde, incluindo a saúde ocular. Os olhos são órgãos delicados e podem ser facilmente prejudicados por fatores como a exposição ao sol, o uso de maquiagem e lentes de contato, e a presença de objetos estranhos. Faltando alguns dias para o Carnaval é importante lembrar aos foliões de tomar certos cuidados para não prejudicar a visão seja no bloquinho, na passarela ou atrás do trio elétrico.
A seguir, confira algumas dicas de cuidados com a visão no Carnaval:
- Use maquiagem com cautela: a maquiagem pode causar irritação nos olhos, especialmente se não for retirada adequadamente. Se você for usar maquiagem, retire-a completamente ao final da noite.
- Hidrate-se: a desidratação pode causar ressecamento dos olhos, o que aumenta o risco de irritação. Por isso, é importante se hidratar durante o Carnaval, bebendo bastante água e evitando bebidas alcoólicas.
- Procure um oftalmologista: se você sentir qualquer desconforto nos olhos durante o Carnaval, procure um oftalmologista. O médico poderá avaliar a sua condição e indicar o tratamento adequado.
Carnaval e maquiagem, tome cuidado com sua visão!
Abaixo, trouxemos alguns itens em específico que, por serem muito comuns na festividade de carnaval, necessitam de uma atenção especial.
Cílios de LED: os “cílios” de LED não são exatamente cílios postiços. Consiste em uma fita de LED colada na base dos cílios que funcionam a base de bateria e piscam luzes coloridas. Este acessório, apesar de já estar fazendo sucesso com foliões no pré-carnaval, deve ser tratado com cuidado.
- A cola e o material do produto podem causar alergias, deve-se sempre conferir se os componentes são dermatologicamente testados. Fique atento a possíveis reações alérgicas e consulte um oftalmologista caso necessário;
- Não deve-se compartilhar os cílios em hipótese alguma, a transmissão de vírus e bactérias pode ocorrer através do compartilhamento;
- As mãos e as pálpebras devem estar devidamente higienizadas antes da aplicação do produto;
- Evite contato direto com o olho durante as festas. É possível que outras pessoas fiquem curiosas com o LED, não permita que toquem em seus olhos e pálpebras;
- Não durma com o acessório. Sempre retire o LED e higienize as pálpebras antes de dormir.
Glitter
O glitter é um dos produtos mais comuns para compor as fantasias de carnaval. Ele também pode trazer riscos.
- Faça um teste de alergia no dia anterior ao uso. Passe um pouco do glitter no antebraço, quando retirar observe se a pele ficou avermelhada, irritada ou apresenta coceira. Caso apresente alguma das reações citadas, não utilize o produto;
- Opte por produtos hipoalergênicos, mas, mesmo assim, faça o teste. Lembrando que a pele do rosto é mais sensível;
- Assegure-se de que o glitter não entrará nos olhos antes de sair de casa pois pode causar irritações e até mesmo arranhar a córnea. Se sentir que o glitter entrou nos olhos, lave bem com água corrente e soro fisiológico. Apresentando irritação, procure um oftalmologista.
Pintura facial e maquiagem
Confira o nosso post completo sobre os perigos de compartilhar produtos de maquiagem aqui. Pontos de que devem ser cuidados quanto a pintura facial e maquiagem:
- Escolha produtos dermatologicamente testados e hipoalergênicos. Faça um teste de alergia no dia anterior ao uso da mesma forma que o glitter;
- Higienize as mãos, pincéis e aplicadores antes do uso;
- Não compartilhe tintas, maquiagens, pincéis e aplicadores;
- Remova pinturas e maquiagem antes de dormir, principalmente na região dos olhos. Acúmulo de produtos como lápis de olho, delineadores, sombras e máscara para cílios podem obstruir os canais lacrimais, causar irritações e inflamações.
Lentes de contato
A mistura álcool, suor e maquiagem pode ser um problema para quem usa lentes de contato. Além das bactérias que se acumulam nelas durante a folia, o risco de esquecer de tirar é maior.
- Higienize sempre as suas lentes de contato antes e após o uso, bem como as suas mãos na hora de colocar e retirar as mesmas. Confira aqui um post com dicas de manutenção de lentes de contato;
- Não compartilhe lentes de contato com outras pessoas, nem mesmo as coloridas;
- Use lágrimas artificiais para evitar ressecamento das lentes;
- Suspenda imediatamente o uso das lentes caso estejam rasgadas ou danificadas;
- Sempre retire as lentes antes de dormir.
Sol
Como muitas festas de Carnaval acontecem na rua ou em ambientes a céu aberto, algumas precauções devem ser tomadas para cuidar da sua saúde ocular.
Espuma e confetes
No carnaval é comum que algumas espumas spray sejam espirradas no meio da festa. No entanto, é importante cuidar para que essas espumas não caiam nos olhos. Isso porque, elas podem causar lesões na córnea, irritação e outras alergias.
É importante proteger seus olhos também dos confetes e serpentinas que são jogados para o ar pelas ruas.Esses itens podem atingir os olhos e causar lesões na córnea.
Lembre-se, não compartilhe objetos que tenham contato com os olhos, devido à época, a proliferação de conjuntivite é maior.
Com que frequência devo me consultar com o oftalmologista?
Mesmo que não tenha nenhum problema de vista aparente, o recomendado é ir ao oftalmologista uma vez por ano. Para quem tem erros de refração, o ideal é a cada seis meses, principalmente crianças e adolescentes que, por estarem em fase de crescimento, tendem a ter alterações mais frequentes na refração. Contudo, peça a recomendação do seu médico oftalmologista. Baseado no seu quadro clínico, você deverá ir à consulta com mais ou menos regularidade.
Marque sua consulta no Instituto da Visão Assad Rayes!
Agende a sua consulta com os experientes médicos oftalmologistas do Instituto da Visão Assad Rayes pelo WhatsApp (ícone à esquerda inferior deste site), por telefone (48) 3029-0260 ou pelo formulário de contatos.