Notícias
20/02/2020
Cuidados com os olhos no Carnaval: cílios de LED, glitter e mais
No carnaval a atenção e cuidado com os olhos deve ser ainda maior. O artigo apresenta dicas de quais cuidados principais devem ser tomados durante a folia.
Compartilhe
/sistema/sys/arquivos/img_posts/255.png?w=415&h=415

Faltando alguns dias para o Carnaval é importante lembrar aos foliões de tomar certos cuidados para não prejudicar a visão seja no bloquinho, na passarela ou atrás do trio elétrico. Confira abaixo algumas dicas para se divertir no sol usando lentes, cílios de led, glitter e maquiagem sem descuidar dos olhos:

Cílios de LED

Os “cílios” de LED não são exatamente cílios postiços. Consiste em uma fita de LED coladas na base dos cílios que funcionam a base de bateria e piscam luzes coloridas. Este acessório, apesar de já estar fazendo sucesso com foliões no pré-carnaval, deve ser tratado com cuidado.

  • A cola e o material do produto podem causar alergias, deve-se sempre conferir se os componentes são dermatologicamente testados. Fique atento a possível reações alérgicas e consulte um oftalmologista caso necessário;
  • Não deve-se compartilhar os cílios em hipótese alguma, a transmissão de vírus e bactérias pode ocorrer através do compartilhamento;
  • As mãos e as pálpebras devem estar devidamente higienizadas antes da aplicação do produto;
  • Evite contato direto com o olho durante festas. É possível que outras pessoas fiquem curiosas com o LED, não permita que toquem em seus olhos e pálpebras;
  • Não durma com o acessório. Sempre retire o LED e higienize as pálpebras antes de dormir.

Glitter

O glitter é um dos produtos mais comuns para compor as fantasias de carnaval. Ele também pode trazer riscos.

  • Faça um teste de alergia no dia anterior ao uso. Passe um pouco do glitter no antebraço, quando retirar observe se a pele ficou avermelhada, irritada ou apresenta coceira. Caso apresente alguma das reações citadas, não utilize o produto;
  • Opte por produtos hipoalergênicos, mas, mesmo assim, faça o teste. Lembrando que a pele do rosto é mais sensível;
  • Assegure-se de que o glitter não entrará nos olhos antes de sair de casa pois pode causar irritações e até mesmo arranhar a córnea. Se sentir que o glitter entrou nos olhos, lave bem com água corrente e soro fisiológico. Apresentando irritação, procure um oftalmologista.

Pintura facial e maquiagem

Confira o nosso post completo sobre os perigos de compartilhar produtos de maquiagem aqui. Pontos de que devem ser cuidados quanto a pintura facial e maquiagem:

  • Escolha produtos dermatologicamente testados e hipoalergênicos. Faça um teste de alergia no dia anterior ao uso da mesma forma que o glitter;
  • Higienize as mãos, pincéis e aplicadores antes do uso;
  • Não compartilhe tintas, maquiagens, pincéis e aplicadores;
  • Remova pinturas e maquiagem antes de dormir, principalmente na região dos olhos. Acúmulo de produtos como lápis de olho, delineadores, sombras e máscara para cílios podem obstruir os canais lacrimais, causar irritações e inflamações.

Lentes de contato

A mistura álcool, suor e maquiagem pode ser um problema para quem usa lentes de contato. Além das bactérias que se acumulam nelas durante a folia, o risco de esquecer de tirar é maior.

  • Higienize sempre as suas lentes de contato antes e após o uso, bem como as suas mãos na hora de colocar e retirar as mesmas. Confira aqui um post com dicas de manutenção de lentes de contato;
  • Não compartilhe lentes de contato com outras pessoas, nem mesmo as coloridas;
  • Use lágrimas artificiais para evitar ressecamento das lentes;
  • Suspenda imediatamente o uso das lentes caso estejam rasgadas ou danificadas;
  • Sempre retire as lentes antes de dormir.

Sol

Como muitas festas de Carnaval acontecem na rua ou em ambientes a céu aberto, algumas precauções devem ser tomadas para cuidar da sua saúde ocular.

Espuma e confetes

No carnaval é comum que algumas espumas spray sejam espirradas no meio da festa. No entanto, é importante cuidar para que essas espumas não caiam nos olhos. Isso porque, elas podem causar lesões na córnea, irritação e outras alergias.

É importante proteger seus olhos também dos confetes e serpentinas que são jogados para o ar pelas ruas.Esses itens podem atingir os olhos e causar lesões na córnea.

Lembre-se, não compartilhe objetos que tenham contato com os olhos, devido à época, a proliferação de conjuntivite é maior.

Caso sinta algum incômodo nos olhos, consulte um médico oftalmologista. Assim é possível realizar exames para diagnosticar o que está causando o problema e iniciar um tratamento.

Deseja marcar uma consulta conosco?

Acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-026

 


Outras Notícias