A abrasão de córnea é uma lesão ocular comum, que pode ser muito dolorosa e, em alguns casos, levar a complicações graves se não for tratada adequadamente. Entender o que é, reconhecer os sintomas e saber como tratar e prevenir essa condição é essencial para proteger sua visão.
A córnea é a camada anterior do olho. Ela recobre a pupila, a íris (parte colorida) e a esclera (parte branca).
Essa lesão pode ser causada por conta de corpos estranhos que entram em contato com os olhos, como, areia, pó, cílios, sujeiras, serragem, partículas de metal e até ponta de folha de papel. Além desses fatores, golpes diretos, lentes de contato e esfregar os olhos muitas vezes podem ocasionar em lesões.
Os sintomas de uma abrasão de córnea geralmente são imediatos e podem incluir:
Geralmente a cura ocorre espontaneamente dentro de dois dias. A remoção pode ser feita com soro fisiológico. Além disso, fazer uma compressa gelada também contribui para que a remoção seja realizada. Caso a lesão seja mais grave é necessário procurar um centro de saúde para realizar a remoção do corpo que causou a irritação. Lentes de contato só devem ser utilizadas depois que a lesão tenha sido curada. Em hipótese alguma deve-se esfregar os olhos, pois caso o faça a abrasão pode piorar.
Lembre-se: a visita ao oftalmologista deve ser feita ao menos uma vez ao ano, para que complicações possam ser tratadas o mais rápido possível.
Prevenção de lesões oculares
A prevenção é sempre a melhor abordagem quando se trata de lesões oculares. Aqui estão algumas medidas que podem ajudar a evitar lesões nos olhos:
A abrasão de córnea é uma lesão ocular que requer atenção e cuidados adequados para evitar complicações. Conhecer os sintomas e as medidas de tratamento pode ajudar a aliviar a dor e promover a recuperação rápida. Se você ou alguém que você conhece sofre uma abrasão de córnea, não hesite em procurar ajuda médica.
Assim como outras especialidades médicas, a oftalmologia tem exames de rotina, para checar se a saúde do olho está dentro do esperado. Os exames mais comuns checam a refração dos olhos, alinhamento ocular, reflexo da pupila, visão de cores, lesões na retina etc.
A tonometria, por exemplo, mede a pressão ocular, e é um dos exames usados para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão alta nos olhos é indicativo dessa doença. A maioria dos males oculares podem ser prevenidos com a consulta regular: catarata, ceratocone, retinopatia diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), fotofobia, calázio, Síndrome do Olho Seco, estrabismo, dentre outros.
Mesmo que não tenha nenhum problema de vista aparente, o recomendado é ir ao oftalmologista uma vez por ano. Para quem tem erros de refração, o ideal é a cada seis meses, principalmente crianças e adolescentes que, por estarem em fase de crescimento, tendem a ter alterações mais frequentes na refração. Contudo, peça a recomendação do seu médico oftalmologista. Baseado no seu quadro clínico, você deverá ir à consulta com mais ou menos regularidade.
Drª Aline Sudoski, médica oftalmologista, fala sobre a importância da Consulta Oftalmológica de Rotina
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, peça atendimento por WhatsApp (botão no canto inferior direito deste site), acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.