Quem tem algum erro de refração da visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, provavelmente já se perguntou qual a melhor opção: óculos de grau ou lente de contato. Ambos são recomendados e têm suas vantagens, sendo cada um mais adequado para determinadas atividades da rotina.
Em primeiro lugar, a melhor forma de decidir qual tipo de correção usar é a partir da consulta com um oftalmologista. O profissional irá receitar o tratamento mais indicado para seu diagnóstico. Ao ter a opção de escolher entre óculos de grau e lentes de contato, é importante pensar qual seu tipo de rotina.
Os óculos de grau podem ser usados em quase todas as atividades, seja uso interno ou externo. Uma de suas vantagens é a possibilidade de colocar filtros de luz azul e antirreflexo, além de ser muito usado para descansar a vista. Para quem tem mais de um problema de visão, ainda existem os óculos multifocais, tecnologia que não é possível em lentes de contato.
Durante exposições ao calor, como manuseio de fornos e churrasqueiras, é recomendável estar de óculos ao invés de lente, pois as altas temperaturas podem danificar a lente de contato e os olhos.
As lentes de contato são mais recomendadas para uso externo, fora de casa, principalmente na prática de esportes. Usar óculos durante exercícios físicos pode ser incômodo devido ao suor, que embaça a lente e faz a armação escorregar do rosto (existem, contudo, óculos feitos sob medida para alguns esportes, como basquete e esqui na neve).
Em atividades na água, principalmente, seja um esporte ou um mergulho no mar, as lentes de contato são mais práticas e dão mais conforto à vista. Atenção: não é recomendado abrir os olhos embaixo d’água, com ou sem lentes de contato. Outra ocasião em que as lentes trazem mais conforto é no uso de óculos 3D.
Mesmo optando pela lente de contato, os oftalmologistas orientam intercalar o uso com óculos de grau. Além de descansar a vista, a troca permite maior oxigenação nos olhos, e o uso contínuo de lentes pode causar olhos secos, irritações e inflamações.
Algo extremamente importante para o uso deste recurso é a adaptação das lentes de contato para que o paciente possa entender cada tipo de lente, seu uso, manutenção e avaliar se prefere usar outro tipo. A equipe do Instituto da Visão Assad Rayes auxilia nossos pacientes para tudo que envolve o uso de lentes de contato.
Não é possível afirmar qual traz mais conforto, pois cada pessoa se adapta de maneira diferente a cada tratamento. Quanto à estética, usar óculos costumava ser motivo de piada e ofensas, mas esse senso comum vem mudando nos últimos anos, com a fabricação de armações personalizadas e diversificadas.
Seja com óculos ou lentes, é preciso ter cuidados de limpeza para manter a qualidade e funcionalidade do tratamento. Sempre que não estiver usando seu óculos de grau, guarde na caixinha com a lente virada para cima. O ideal é lavar ao menos uma vez ao dia, com sabão neutro e secar com pano apropriado.
Já as lentes de contato exigem cuidados maiores: retire as lentes para dormir, as mantenha mergulhadas em solução de limpeza quando não estiver em uso, e lave bem as mãos antes de manuseá-las. Esses cuidados são necessários para não acumular sujeira nos olhos e evitar infecções oculares.
Assista abaixo ao vídeo com a Drª Vanessa Rocha Rayes Barbieri sobre lentes de contato.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.