A fadiga ocular acontece quando sentimos os olhos cansados, sem conseguir focar nos objetos e por vezes sentindo dores. A vista cansada pode ser um sintoma para inúmeros outros problemas, e sua causa pode ser dividida em dois motivos principais: doenças oculares e esforço excessivo dos olhos.
O termo vista cansada também é usado popularmente para tratar da presbiopia, uma doença ligada ao envelhecimento humano. Depois dos 40 anos de idade, o cristalino do olho, responsável por focar os objetos, perde gradualmente sua elasticidade e, portanto, diminui a capacidade de foco. É o processo natural de envelhecer que acontece com todas as pessoas, da mesma forma que a pele perde elasticidade com o tempo, formando rugas.
Erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, também podem causar fadiga nos olhos se o problema não for corrigido com óculos de grau ou lente de contato. Além dessas, a síndrome do olho seco e a catarata são outras doenças precursoras da vista cansada.
Dirigir por muitas horas, principalmente à noite, ler sem pausas e com pouca iluminação, usar telas digitais durante muito tempo, estresse e privação do sono, óculos de grau desatualizado… Tudo aquilo que força os olhos à condições de excesso ou escassez de luminosidade causa estresse visual e cansaço.
Em relação ao uso das telas digitais (computadores, tablets, celulares), há um agravante: a grande quantidade de luz azul emitida, prejudicial aos olhos. O uso de aparelhos eletrônicos tem aumentado tanto, principalmente durante a pandemia da covid-19, que a vista cansada causada por exposição excessiva às telas recebeu o nome de Síndrome do Olho Computador.
Para aliviar a vista cansada, é preciso primeiro identificar sua causa, e o ideal é marcar uma consulta com o oftalmologista para ter um diagnóstico e tratamento correto. Listamos abaixo algumas precauções e soluções simples que podem ser tomadas durante a rotina, que são válidas nos casos de esforço dos olhos. Mas, lembramos que o mais eficaz é a consulta com um profissional!
Seja dirigindo, lendo ou trabalhando com telas eletrônicas, faça pausas regulares. Quando estiver dirigindo, pare em um local seguro, saia do carro, aproveite também para se alongar e tirar o foco da estrada. Durante longas leituras ou exposição ao computador, uma dica é a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, olhe durante 20 segundos para um objeto a seis metros de distância. Para todos os casos, fechar os olhos por 20 segundos já alivia parte do cansaço, pois esse é o tempo médio que os olhos levam para relaxar totalmente.
Focar em algo por muito tempo pode ressecar os olhos, pois não piscamos o tanto que deveríamos. Lembre-se de piscar durante essas atividades, fechando totalmente as pálpebras. Nos casos de olho seco, converse com seu médico sobre o uso de colírios com lágrimas artificiais.
A exposição excessiva à luz azul inibe a liberação de melatonina, o hormônio do sono, causando um estado de alerta. Procure se desligar das telas digitais de duas a três horas antes de deitar, para permitir um descanso completo do corpo e dos olhos.
Quanto mais saudáveis forem os olhos, menos irão sentir os efeitos do esforço cotidiano. Dentre as comidas que auxiliam na saúde ocular, estão cenoura, hortaliças e legumes verdes, como brócolis, rúcula e couve. Limitar as horas de uso das telas e passar mais tempo ao ar livre também contribui para a saúde, pois permite que os olhos tirem o foco da luz azul.
Principalmente para as pessoas que trabalham no computador, adequar a postura da cadeira, ajustar a altura da mesa e do monitor, assim como luminosidade da tela e tamanho da letra: todas essas acomodações distribuem o esforço pelo corpo, aliviando a vista. Os computadores e smartphones também podem ser configurados para filtrar a luz azul, através de aplicativos, diminuindo sua intensidade.
Uma recomendação para a saúde de todo o corpo é levantar da cadeira e fazer pequenas pausas, como citamos antes, para olhar a janela do escritório ou do home office. O simples fato de focar a visão em objetivos a distâncias médias e grandes traz tranquilidade para os olhos e todo o corpo, necessária para dar continuidade a jornadas de trabalho de um ou dois períodos.
Atenção: se a vista cansada continuar mesmo depois de tomar precauções simples para descanso dos olhos, consulte seu oftalmologista, pois pode se tratar de uma doença mais grave. Sintomas de dores de cabeça, olhos vermelhos, edema (inchaço), visão dupla ou turva e desconforto podem indicar problemas mais sérios.
Saiba como a alta dependência de aparelhos digitais podem prejudicar seus olhos lendo o nosso guia educativo.
Clique aqui para acessar o guia.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.