O óculos de sol é um dos grandes aliados nos cuidados da saúde ocular, pois ele protege os olhos dos raios ultravioletas, extremamente prejudiciais à visão e à pele. Durante o verão, os raios solares estão em maior evidência, então é natural e mais recorrente o uso de óculos escuros. Porém, também é preciso usar depois do verão, pois os raios UVA e UVB penetram nas nuvens, atingindo os olhos da mesma forma.
A exposição aos raios solares podem causar danos na retina, temporários ou permanentes, assim como conjuntivite irritativa, lesões na córnea, degeneração muscular, olho seco e pterígio (espessamento da membrana que reveste a parte branca dos olhos). Em casos mais graves, pode resultar em catarata e levar à cegueira.
Para prevenir essas doenças, é importante escolher lentes adequadas e que de fato protejam os olhos. As lentes do óculos de sol devem ter filtro de raios UVA e UVB e, para proteger as pálpebras, devem cobrir a região ao redor dos olhos. Sem o filtro, a lente escura faz com que a pupila dilate e a expõe aos raios ultravioletas, sendo ainda mais prejudicial. Para saber se seu óculos de sol é adequado, consulte um oftalmologista.
Essa proteção é recomendada para todas as pessoas, independente da idade. Logo, crianças também devem usar óculos de sol. Quanto mais cedo começar a prevenção, melhor será a saúde dos olhos. Para as pessoas que têm miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo, existe a opção de óculos de sol com grau, que protege contra os raios ultravioleta e corrige os erros de refração ao mesmo tempo.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.