Você sabia que a cirurgia refrativa a laser não serve somente para a correção da Miopia?. Ela também pode ser uma grande aliada na correção/tratamento do Astigmatismo, da Presbiopia e Hipermetropia. Mas antes de entrarmos com os detalhes, vamos lembrar o que cada uma dessas doenças é e como ela acontece. Continue lendo!
Comumente chamada de “Vista Cansada”, a presbiopia ocorre quando há uma redução do espaço de acomodação do Cristalino (uma das lentes dos olhos, juntamente com as córneas) ao longo dos anos. Os primeiros sinais de que a Presbiopia pode estar acontecendo e quando existe a dificuldade em adaptar a visão para objetos mais próximos aos olhos, como uma cardápio em um restaurante, uma mensagem no celular ou até mesmo ver o preço de um produto no mercado e para conseguir enxergar, a pessoa precisa esticar o braço e afastar o objeto dos olhos. A visão embaçada é um dos sinais de que um oftalmologista precisa ser procurado e, geralmente, atinge pessoas acima dos 40 anos de idade.
A cirurgia refrativa de correção da presbiopia feita com laser é uma das mais eficientes e menos invasivas, ela além de corrigir o grau, faz uma leve modificação da curvatura do centro da córnea, o que causa um aumento da eficiências da visão de perto nos dois olhos. Simples, rápida e indolor, o procedimento consiste em uma corte no epitélio (membrana que reveste a córnea). Em seguida, um laser de alta precisão remodela a região (modificação da curvatura) de acordo com a necessidade do paciente.
Durante a cirurgia, visando uma correção eficiente da visão, em um dos olhos é induzida 1,5 graus de Miopia. De maneira prática, esse acréscimo significa menos de um graus se levarmos em conta a nova curvatura da córnea dada pelo laser. Além de melhorar significativamente a visão de perto, a modificação não vai interferir na visão, passando despercebida e sem impedir que a pessoa dirija, vá ao cinema ou leia.
Estima-se que apenas cerca de apenas 5% das pessoas que passaram por essa cirurgia necessitam do uso de óculos para atividades que necessitem de longa exposição dos olhos, como ler um dia todo ou dirigir durante a noite com chuva e neblina.
Um tipo de erro/grau refrativo, o Astigmatismo ocorre pois em um determinado eixo ocorre uma alteração na curvatura da córnea, essa condição oftalmológica é bastante comum e resulta em distorção da imagem captada pela retina. Isso acontece pois alguns dos raios de luz são focalizados e outros não, o que resulta em uma dificuldade considerável em fiscalizar as imagens tanto distantes quanto próximas.
São eles:
No caso do Astigmatismo, existem algumas alternativas de cirurgia a laser que podem ser utilizadas, confira abaixo:
Neste procedimento, é feita a remoção da camada externa de células da córnea. Em seguida, com o auxílio de um laser, ele remodela a córnea (como explicamos acima).
Assim como a PRK, ela é feita com um laser, mas o diferencial desta é que ao invés de remodelar a córnea, ela esculpe abaixo da superfície do olho, um pedaço em formato de disco da córnea. Este pedaço é removido em seguida pelo médico oftalmologista com uma pequena incisão a laser. Esse procedimento é indicado para quem possui quadros de miopia ou astigmatismo leve.
Qualquer cirurgia possui riscos e possíveis efeitos colaterais. Os que podem ocorrer derivados das cirurgias acima citadas, são:
Assim como outras especialidades médicas, a oftalmologia tem exames de rotina, para checar se a saúde do olho está dentro do esperado. Os exames mais comuns checam a refração dos olhos, alinhamento ocular, reflexo da pupila, visão de cores, lesões na retina etc.
A tonometria, por exemplo, mede a pressão ocular, e é um dos exames usados para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão alta nos olhos é indicativo dessa doença. A maioria dos males oculares podem ser prevenidos com a consulta regular: catarata, ceratocone, retinopatia diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), fotofobia, calázio, Síndrome do Olho Seco, estrabismo, dentre outros.
Mesmo que não tenha nenhum problema de vista aparente, o recomendado é ir ao oftalmologista uma vez por ano. Para quem tem erros de refração, o ideal é a cada seis meses, principalmente crianças e adolescentes que, por estarem em fase de crescimento, tendem a ter alterações mais frequentes na refração. Contudo, peça a recomendação do seu médico oftalmologista. Baseado no seu quadro clínico, você deverá ir à consulta com mais ou menos regularidade.
O Instituto da Visão Assad Rayes é qualificado desde 2005 como hospital especializado e foi fundado em 1996, contando com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos de primeiro mundo.
Para marcar sua consulta, peça atendimento por WhatsApp (botão no canto inferior direito deste site), acesse nosso formulário do site ou ligue para (48) 3029-0260.